Ícone do site Gazeta do Cerrado

“Já deixei de conseguir emprego por não ter diploma”, diz custodiado da unidade penal de Cariri do Tocantins após se formar em curso profissionalizante

Atuando por meio da qualificação profissional para ressocialização de pessoas em privação de liberdade, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), realizou a formatura de mais de 20 custodiados em cinco cursos profissionalizantes na Fazenda Agropecuária Penal de Cariri do Tocantins.

A cerimônia ocorreu na manhã desta terça-feira, 29, e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais. O superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional, Rogério Gomes, destacou que os cursos beneficiam os custodiados, pois serão reintegrados à sociedade com qualificação profissional. “Por meio dessas qualificações, os privados de liberdade terão portas abertas lá fora depois de cumprirem a pena. O mercado de trabalho é muito concorrido e a qualidade de vida será alcançada com o trabalho e o preparo deles desde já”, pontuou.

O custodiado J. L. S. M., formando do curso de Bovinocultura: Bem Estar Animal (Manejo Racional), afirmou que essa oportunidade é muito significativa e que o momento é de celebração. “Quero agradecer porque acreditaram em nós, nesse trabalho que podemos fazer. O importante é que estamos nos ressocializando e é uma oportunidade de mudança das nossas vidas, de transformação, para que retornemos para a sociedade ressocializados. Eu já atuava na área lá fora, mas deixei de receber conseguir por não ter diploma”, relatou.

Formação

Os privados de liberdade se especializaram em cursos de Bovinocultura — Bem Estar Animal; Implantação, Recuperação e Manejo de Pastagem; e Bem Estar Animal (Manejo Racional); Olericultura Orgânica e Produção de Mudas-Viveirista. A realização das formações, que ocorreram entre setembro e outubro, com quadro técnico de professores disponibilizados pela Senar e coordenação da Gerência de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso.

Autoridades

Também estiveram presentes na cerimônia o gerente de Administração e Operações do Sistema Penal, Leandro Sá; chefe da Fazenda Agropecuária Penal de Cariri, Paulo Sérgio Vieira; gerente de Reintegração Social, Trabalho e Renda ao Preso, Dilson Júnior Rodrigues; chefe da Unidade Penal de Gurupi, Marcelo Maciel; chefe da Central de Monitoramento Eletrônico de Gurupi, Neto Leão; assessor da Central de Penas e Alternativas Penais (Cepema) de Gurupi, Diogo Oliveira; tenente-coronel e o sub-comandante do 4º Batalhão da Polícia Militar de Gurupi, Wesley Costa e Major Dalas, respectivamente; chefe de Gabinete do Município de Cariri, Gizeli Silva; e as representantes da Vara Criminal e de Execução Penal de Gurupi, Ana Paula e Natália.

Sair da versão mobile