Em geral, um cruzeiro está longe de ser a forma mais ecológica de se viajar. Tradicionalmente, um navio queima toneladas de combustível, entre outros detritos que são descartados e acabam poluindo o meio ambiente. Mas a empresa japonesa Peace Boat quer mudar essa realidade – e a tempo dos jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.
A ideia é criar, até lá, o “navio de cruzeiro mais ecológico do mundo“. Projetado por Oliver Design, o “Ecoship” terá, por exemplo, um conjunto de 10 geradores eólicos e 10 velas solares retráteis, o que permite que o navio gere toda a energia que consome e reduza quase a zero a emissão de resíduos.
Orçado em US $ 500 milhões, o projeto ainda prevê uma redução de 30% da emissão de dióxido de carbono, quando comparado aos modelos atuais, além de demandar 20% menos de energia de propulsão e 50% menos de eletricidade.
Com capacidade para abrigar até 2.000 passageiros por vez, o navio ainda terá em cinco de seus decks uma vasta vegetação que ajudará a absorver água extra e um sistema de fazenda vertical, que deve permitir a produção de vegetais orgânicos para as refeições.
A Peace Boat vem trabalhando desde 1983 para difundir uma cultura de paz através de programas de educação, realizados principalmente em navios fretados. Daí a ideia de criar um navio próprio que incorpore em si todos os valores da organização.
Por Giovanna Maradei
Fonte: Revista Casa Vogue