Ícone do site Gazeta do Cerrado

JOÃO EMÍDIO: Um divisor de águas no municipalismo e o legado da política com humildade

Maju Cotrim

O ex prefeito João Emídio ficará marcado na história politica do Tocantins porque fez da representação de Brasilândia como prefeito um lugar de fala empoderado e de destaque.

Não e fácil um político de cidade pequena conseguir projeção estadual e João Emidio não se desfez de suas características natas simples para elevar o municipalismo. Sempre tranquilo, tratando todos com respeito e com sua leveza caraterística conseguia cobrar as pautas do municipalismo e ao mesmo tempo celebrar as conquistas.

Seu maior legado não é só o de fazer política com compromisso e buscando reparar demandas das cidades mas a humildade nos olhos e na forma de representar. Uma humildade ás vezes rara no processo político e que faltou em vários momentos da história do Tocantins.

A humildade do tocantinense nato que sabe que não se faz política sem conexão com as pessoas. João Emidio ganhou prêmios nacionais, foi voz pelas soluções para os municípios e foi um prefeito que ensinou muito a outros e á nova geração de gestores. Inseriu o Tocantins na luta nacional pelas cidades indo e voltando quantas vezes fosse possível de Brasília.

Fazer história na política tem se tornado cada dia mais difícil em meio a tantas vaidades e banalidades que permeiam em algumas atuações. O que João Emídio ensinou é que se pode fazer política com simplicidade independente do cargo e do tamanho do município.

Vá em paz João! Que seus ideias sejam semeados cada dia mais na política do Tocantins.

Sair da versão mobile