Ícone do site Gazeta do Cerrado

‘Joia’ portuguesa: Quando ir e o que fazer em Porto

Os brasileiros querem o Porto: as buscas por viagens para a cidade costeira ao norte de Portugal aumentaram em 141% na primeira quinzena de 2020, comparando com o mesmo período do ano passado, segundo o buscador de passagens Kayak.

Anualmente, de acordo com a associação de turismo local, são cerca de 200 mil brasileiros chegando por lá. Mas o que guarda essa ‘joia’ portuguesa com passeios de barco, edifícios históricos, medievais, bons vinhos e que vem dividindo atenções com Lisboa?

É preciso voltar a 2013 para começar a entender. Foi quando a capital lusitana – três horas de carro distante do Porto – se debruçou em divulgar seu turismo para o mercado brasileiro. Deu tão certo que a cidade ainda passa por um processo de saturação. É aí que surge o “trunfo Porto” como uma espécie de lado B de Portugal.

Turismóloga e especialista no Porto, Naira Amorelli avalia que a cidade é relativamente mais calma e mais original na sua arquitetura, já que não sofreu praticamente nada com o terremoto de 1755 que destruiu Lisboa.

“Suas construções são originais em sua maioria, o que já não acontece em Lisboa, que teve toda a região da Baixa reconstruída. Ainda tem a simpatia do povo do Norte, que é conhecido por ser acolhedor. E Lisboa, justamente que por ter virado essa cidade gigante na diversidade de povos e culturas, se descaraterizou, enquanto o Porto manteve suas tradições e origens“.

Publicidade

Curiosamente, entre 2013 e 2019, as buscas por “Porto Portugal” no Google cresceram 175%. A empresária Genysa Mai é uma das brasileiras que mergulhou na “onda Porto” e decidiu passar férias por lá.

“Porto é mais mais romântica, tranquila e com clima mais ameno do que a capital. Fui em maio, que é quando faz um friozinho gostoso à noite. De dia, tendo sol, faz calor. O mais interessante em Porto é o caminhar pelo centro histórico, conhecer a Torre dos Clérigos e a Catedral da Sé“, elenca.

Quando ir

Transporte no Porto

O que não deixar de fazer

Os passeios de Elétrico

O passeio de barco pelo Rio Douro

Rio Douro é o terceiro rio mais extenso da península Ibérica — Foto: Pixabay

 

Subir a Torre dos Clérigos

A Torre dos Clérigos no Porto é um dos pontos mais altos da cidade, de onde se tem uma vista incrível — Foto: Pixabay

Subir até a Sé e descer até a ribeira

Ribeira tem ruas de pedra, opções de bares, restaurantes e fica ao lado do Rio Douro — Foto: Pixabay

Visite as caves de vinho

Cave subterrânea em Gaia, cidade vizinha ao Porto, em Portugal — Foto: Divulgação THE GRAHAM’S

Fuja de ciladas

Francesinha, delicioso sanduíche típico do Porto, em Portugal — Foto: Mariane Rossi/G1

Fonte: G1

Sair da versão mobile