Ícone do site Gazeta do Cerrado

Jornalistas de turismo terão congresso nacional em 2020 no Estado do Pará

As pousadas são verdadeiros atrativos em Urubici

Jornalista Seleucia Fontes/ Abrajet TO)

Conhecida como a “Pérola do Tapajós”, Santarém, no Pará, irá sediar o XXXVII Congresso Nacional da Associação dos Jornalistas Especializados em Turismo (Abrajet), na última semana de junho de 2020, com dois dias de permanência no Festival de Parintins (AM). A definição ocorreu durante a 36ª edição do encontro, ocorrido entre 27 e 30 de novembro, na cidade de Urubici, localizada na Serra Catarinense.

Para reforçar o interesse dos paraenses em levar jornalistas de todo o país para a região, a seccional da Abrajet Pará levou o secretário de Turismo de Santarém, Diogo Pinho, à Santa Catarina. “Será oportunidade para todos conhecerem as nossas belezas naturais, nossos atrativos culturais, históricos, a riqueza da nossa culinária”, disse.

Urubici

Organizado pelo presidente nacional da Abrajet, Evandro Novak, e a seccional de Santa Catarina, tendo o diretor de relações institucionais Bob Santos, representando o Ministério do Turismo, o Congresso deste ano contou com palestras, reuniões e visitas técnicas aos pontos turísticos de Urubici, distante cerca de 172 km de Florianópolis e que conta com mais de 300 hospedagens e muitos atrativos naturais, como a Pedra Furada, a Serra do Corvo Branco, a Cascata do Avencal, o Morro do Campestre, entre outros. Sem contar eventos como o Festival da Truta, a gastronomia local e os chamados vinhos de altitude, produzidos com uvas da região.

Publicidade

Mas o grande charme da cidade está em mesmo em suas pousadas e hotéis fazenda, que atraem grande número de visitantes na temporada de inverno. Uma iniciativa que só começou a tomar forma no final dos anos de 1990, e que tem conquistado cada vez mais adeptos que buscam a experiência das baixas temperaturas do Sul do País, mas fora da Serra Gaúcha.

Atualmente, a luta de empresários do trade turístico e prefeitos da região, entre eles Antonio Zilli, de Urubici, é a pavimentação asfáltica de um pequeno trecho que liga as regiões serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A partir do cumprimento desta demanda, previsto para 2020, há projeto de divulgação de roteiros turísticos ligando várias cidades dos dois estados.

Pedra Furada, um dos atrativos da Serra Catarinense
João Ramid

Congresso levou jornalistas de todo o Brasil a Urubici

João Ramid

Sair da versão mobile