Ícone do site Gazeta do Cerrado

Jovens brasileiros partem para Bruxelas e Lisboa em nova etapa de viagem cultural e pedagógica à Europa

Os jovens aprendizes selecionados para uma semana de intercâmbio na Europa partem para a etapa final da viagem. Os estudantes chegaram em Barcelona no último dia 12 e, desde então, não pararam, cumprindo uma agenda cheia de imersões, passeios e aprendizados únicos.

Hoje (16), os jovens partem para Bruxelas, onde assistirão a uma apresentação do Programa Demà Jovem seguido por um jantar de gala no Théâtre du Vaudeville. Amanhã (17), participam de apresentação do Parlamento Europeu e depois seguem para Lisboa. Na capital de Portugal, conhecem a cidade e visitam a Fundação da Juventude. No período da noite, se reúnem para o jantar de encerramento da viagem.

Inédita, a ação faz parte do programa Aprendiz do Futuro, do Governo de Goiás, desenvolvido pela Renapsi (Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração), que trabalha com ações de socioaprendizagem em todo o Brasil e, por meio de parcerias com empresas públicas e privadas e órgãos públicos, contribui para que os jovens comecem a trajetória profissional.

“Mais do que nunca, é preciso pensar em estratégias sociais que aliem educação e preparação para o mercado, levando em consideração a desigualdade e a vulnerabilidade dos jovens e de suas famílias, para que eles possam chegar ao mercado de trabalho, que é cada vez mais exigente, qualificados e bem-preparados, com reais condições de competitividade. E é isso que o Aprendiz do Futuro faz”, afirmou a primeira-dama, Gracinha Caiado.

A iniciativa impacta positivamente a vida de milhares de jovens, como explica o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellinton Matos. “É uma experiência transformadora e é isso que o Governo de Goiás, nessa parceria fundamental com a Renapsi, quer proporcionar à juventude goiana”, afirma.

O superintendente da Secretaria da Criança, Adolescente e Juventude de Goiás (Sucaj), Ricardo Costa Gonçalves exalta os resultados deste trabalho.

“Temos muito orgulho de estarmos junto com a Demà-Renapsi neste trabalho inédito. Com o programa Aprendiz do Futuro, estamos capacitando jovens e aperfeiçoando talentos, com estratégias que direcionam os jovens goianos no mercado de trabalho. Assim, contribuímos para reduzir significativamente a evasão escolar e multiplicar as oportunidades destes jovens. Essa viagem para a Europa, com certeza, está sendo um momento único na vida de todos eles”, avalia Ricardo.

Juan Moreno, CEO da Renapsi, explica que esta é a primeira edição do intercâmbio promovido pelo programa e a expectativa é que seja uma oportunidade de proporcionar a estes jovens uma troca de conhecimento que vai impactar positivamente a curto, médio e longo prazos a vida de cada um deles.

“Queremos empoderar os nossos jovens de hoje para construir um amanhã de múltiplas oportunidades iguais para todos. Por isso, precisamos de ações efetivas para expandir o conhecimento e nada melhor do que um intercâmbio para que eles troquem experiências enriquecedoras que vão além das fronteiras. Nosso objetivo é que o mundo olhe para os nossos jovens como verdadeiros agentes de transformação social”, conclui Juan.

A Renapsi é hoje a maior organização de aprendizagem do Brasil, atendendo mais de 25 mil aprendizes em 22 estados e no Distrito Federal (DF). Atuando há 30 anos no mercado, já preparou mais de 200 mil aprendizes.

Com mais de 350 educadores, psicólogos e assistentes sociais, o programa transforma jovens em situação de vulnerabilidade social, com metodologia de ensino que avalia e melhora as competências dos jovens do século XXI. São milhares de jovens como os doze estudantes que desembarcaram na Europa cheios de expectativas para viver uma experiência única e transformadora para suas vidas.

A Renapsi | A Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração, Renapsi, está presente em 25 estados fomentando a educação, a distribuição de renda e o protagonismo juvenil a partir da inclusão laboral. Há mais de 30 anos em atividade no Brasil, a rede consolida tecnologia social com o atendimento de mais de 200 mil famílias e certifica para a implantação do programa na Europa.

Por meio da Demà Jovem, a Renapsi oferece uma tecnologia social, integrada a uma Aliança Global e desenvolvida em parceria com a União Europeia em seis países: Espanha, Itália, Portugal, Romênia, Suécia e Holanda. O Demà Jovem by Renapsi é sinônimo de transformação social positiva na vida de jovens, empresas e de toda a sociedade, aliando tecnologia, educação, oportunidade e geração de renda.

Confira a programação dos próximos dias na Europa:

Dia 16:

Jovens embaixadores partem para Lisboa e a comitiva se desloca para Bruxelas
Jantar de gala no Théâtre du Vaudeville
Apresentação do Demà Jovem

Dia 17:

Apresentação do projeto ao Parlamento Europeu
Visita a Bruxelas e partida para Lisboa
Agenda de turismo e visitas em Lisboa
Visita a Fundação da Juventude
Jantar de encerramento

Sair da versão mobile