Ícone do site Gazeta do Cerrado

Jovens participam de atividades contra drogas e violência

Estudantes de três escolas estaduais de Palmas participaram, nesta semana, de atividades promovidas pelo programa Observatório do Adolescente. No Tocantins, a iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), com o objetivo de promover o envolvimento e o protagonismo juvenil entre os estudantes do ensino médio, visando o enfrentamento a violência contra os adolescentes por meio da participação e do desenvolvimento de políticas públicas educacionais.

O ciclo de palestras do mês de maio finalizou nesta quarta-feira, 31, e beneficiou os alunos do Colégio de Tempo Integral Rachel de Queirós, da Escola Estadual de Tempo Integral Vila União e do Colégio Estadual São José.  Na oportunidade, os estudantes participaram de um bate papo com o palestrante voluntário da Assembléia Legislativa, Aeronsssytt Gomes. A temática abordada foi “Viver sem Drogas”.

Para Gabriel Cesar Pacheco Gonçalves, aluno da 1ª série do Colégio Rachel de Queiroz, a conversa foi esclarecedora.  “A palestra foi muito boa e aprendi coisas importantes sobre o que de ruim a droga pode fazer com o ser humano, principalmente as consequências do uso que podem chegar até a morte. No meu ponto de vista foi uma ótima experiência que vai ajudar os alunos a não se envolverem com drogas”, relatou.

A coordenadora de apoio pedagógico da unidade de ensino, Marinalva da Silva Moraes, enalteceu o formato do programa. “Estamos acompanhando as atividades do Observatório do Adolescente e vemos como ele tem sido importante despertar a consciência crítica dos nossos alunos para a refletirem sobre a atenção à vida própria e do outro. Essa atividade de hoje destacou formas diversas de encontrar prazer e satisfação sem usar drogas, optando pelo esporte, musica, cultura”, enfatizou.

Sair da versão mobile