Ícone do site Gazeta do Cerrado

Juarina e Sandolândia fazem aniversário neste sábado; Conheça a história das duas cidades tocantinenses

Primeiras casas de Sandolândia

 

Neste sábado, 12, dois municípios do Estado do Tocantins comemoram aniversário. Juarina e Sandolândia completam 26 anos. Ambas foram emancipadas em 12 de outubro de 1993. São gêmeas. Porém, suas histórias são bem distintas.

Conheça a história de Juarina:

Segundo a prefeitura do município, até 1991, onde é edificada a cidade de Juarina, segundo moradores antigos, era a sede da Fazenda Juarina, de propriedade do Senhor Carlitão. Devido às grandes dificuldades de acesso e distância das cidades mais próximas: Couto de Magalhães, Colinas do Tocantins e Conceição do Araguaia no Pará, além da falta de escolas para os filhos, os habitantes da Fazenda e outras pessoas vindas de outras localidades, resolveram tomar posse de glebas de terras dentro da área da Fazenda Juarina e região, com a finalidade de sensibilizar as autoridades no sentido de regularizar a situação das terras, e ali fixaram suas moradias, alcançando assim, melhores condições de vida para as suas famílias.

Durante um bom período houve muitas lutas em resistência por parte do proprietário da Fazenda até que as autoridades resolveram dividir a Fazenda em pequenas glebas e entregar definitivamente aos que ali já ocupavam. A partir daí, tudo ficou mais fácil, pois a tranqüilidade já reinava naquela localidade e com o esforço total dos habitantes, fundaram a primeira escola, ainda na zona rural, com o nome de Escola Municipal Menino Jesus, sendo sua primeira professora a Sra. Elizamar Ribeiro Rodrigues, considerada uma das fundadoras da cidade.

A partir de 1991 os moradores mais próximos da sede da Fazenda tiveram a idéia de formar naquele lugar, um povoado, foram eles os primeiros idealizadores do movimento: José Pereira da Silva (Petico), principal fundador, Osmar Ribeiro de Souza, Elizamar Ribeiro Rodrigues (Professora), José Dário Peixoto de Alencar, João Rodrigues de Paula (Pastor evangélico), Ademar da Silva Machado e Cícero Abílio. Lançaram a idéia e começaram a trabalhar, desenvolvendo campanhas no sentido de atrair moradores, além do empenho dos representantes políticos no sentido da criação do município. Através do Art. 18 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias foi criado o Município com o nome de Juarina, a ser desmembrado do município de Couto de Magalhães, passando assim a ter autonomia política e administrativa, e através da Lei n° 251 de 20/02/1991 foi definido os seus limites e confrontações. Juarina nasceu da luta pelo direito da terra e o topônimo vem da Fazenda que teve este nome devido ao Rio Juarí, localizado próximo a cidade.

O município foi instalado em 01/01/1993 tomando posse o primeiro prefeito eleito o Sr. Cícero Alves da Costa e Vice- Prefeito o Sr. Rafael Saraiva da Rocha. Juarina comemora de 03 a 12 de outubro festa em louvor a sua Padroeira Nossa Senhora da Aparecida.

Distante da Capital federal, Brasília, 1242 Km e da Capital Estadual, Palmas, 390 Km.

Sandolândia:

Conforme o site da Prefeitura de Sandolândia, no início, a cidade era apenas uma fazenda de propriedade de um senhor conhecido por Ivo, que o progresso vinha beneficiar o lugar, doou 12 alqueires de terra para serem construídos pequenos ranchos.

Em 1963 nasce Sandolândia com a presença do Sr. Sandoval Lopes Nogueira, que aqui chegando, levantou um rancho de palha com as paredes de adobo. Através do Sr. Sandoval Lopes Nogueira chegaram ‘a Sandolândia outras famílias, como. Accioli da Silva Barros, José Domicio, Otacílio Gomes e outros.

No ano de 1965 foi criada a primeira escola, já no então povoado de Sandolândia. A escola foi construída pelo Sr. Sandoval Lopes Nogueira, com a ajuda de sua esposa Dona Odete Cardoso Nogueira, que se tomou a primeira professora do povoado. Através desta escola muitos outros benefícios vieram. O nome Sandolândia é uma homenagem ao Sr. Sandoval Lopes Nogueira, seu fundador.

Em 1967 foi construída a Escola Municipal Olinda Milhomem, na administração do Prefeito Menandres Galvão Vargues, que na época era o prefeito de Araguaçu, cidade que Sandolândia era distrito. Em 1969 o povoado de Sandolândia já com um bom número de habitantes, elegeram o seu 1º vereador, para representar o povoado junto a Câmara Municipal de Araguaçu, o Sr. Joaquim Rodrigues de Morais. Em 1981 na administração do Prefeito Francisco Ribeiro Cabral, foi construído o primeiro posto de saúde de Sandolândia. No ano de 1984 foi fundada a Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, na gestão do Governador do Estado do Goiás Ires Rezende Machado, e foi instalado a energia elétrica, através de um motor central. No mesmo ano na administração do Prefeito Raul Filho, foram construídos o posto telefônico e a praça central.

Em 1986, o então povoado de Sandolândia passa a ser distrito.

Em 1991 o então distrito de Sandolândia desmembrou-se da cidade de Araguaçu, e obtém sua emancipação política. Criada pela Lei n°251 de 20 de fevereiro de 1991, e ora ratificada pela Lei n° 498 de 21 de dezembro de 1992, sua emancipação política aconteceu em 01 de janeiro de 1993, quando houve o primeiro pleito eleitoral, sendo eleito o Sr. Raimundo Lustosa.

Localiza-se a uma latitude 12º32’14” sul, a uma longitude 49º55’30” oeste, estando a uma altitude de 0 metros.

Sair da versão mobile