Os servidores da Justiça do Tocantins vão continuar trabalhando em expediente de seis horas corridas de forma definitiva. A decisão foi publicada em uma resolução do presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Helvécio de Brito Maia Neto. O documento determina que o horário de atendimento ao público será de 12h às 18h.
O TJ disse que a medida foi tomada para “combinar a valorização dos servidores, tendo como um dos pilares a saúde física e mental, e o incremento da produtividade”.
Em nota, o Tribunal disse que fez um levantamento e constatou que por 30 dias, em julho de 2019, foram julgados 12.948 processos dos 15.079 distribuídos enquanto o judiciário operava em regime de expediente corrido. Em julho de 2018, quando não houve mudança no expediente, foram julgados 11.067 dos 14.308 distribuídos, segundo o TJ.
A direção da corte destacou ainda economia com itens como energia, água e telefone. A resolução já está em vigor e foi determinada após o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) entender que os tribunais têm autonomia para realizar essa alteração.