Ícone do site Gazeta do Cerrado

Kátia Abreu e secretário ouvem demandas de prefeitos do Bico sobre gargalos da Saúde

Em busca de soluções para as questões da Saúde na região do Bico do Papagaio, extremo norte do estado do Tocantins, a senadora Kátia Abreu reuniu junto com o secretário de Saúde do Estado, Renato Jayme, nesta quinta-feira, 14, em Augustinópolis, prefeitos e secretários de Saúde da região. A UMBIP – União dos Municípios do Bico do Papagaio fez a mobilização dos prefeitos para o encontro.

Dentre as demandas apresentadas pelos prefeitos à Senadora, estão o retorno da regulação para Augustinópolis, serviço que está hoje em Araguaína; o credenciamento de laboratórios para os exames de Papa Nicolau (câncer de colo de útero) e  a transferência dos exames que são feitos em Araguaína para a região do Bico do Papagaio, de acordo com a área de atendimento de cada município e de acordo com os equipamentos disponíveis.

O secretário de Saúde, Renato Jayme levará as reivindicações para o encaminhamento de soluções. Ele demonstrou que o hospital de Augustinópolis tem o maior número de funcionários dentre os hospitais do Estado.

Também durante o encontro em Augustinópolis, os líderes alertaram o Governo sobre o não cumprimento de carga horária por parte e alguns médicos e apontam que o aumento no valor dos plantões poderia ajudar a solucionar esse problema, além de solicitarem  SAMU que atualmente não existe na região. Outro grande problema é o custeio para as UPA (Unidade de Pronto Atendimento) de Tocantinópolis, Augustinópolis e HPP de Araguatins.

A senadora Kátia Abreu está confiante que o Governo, junto aos prefeitos irão melhorar a saúde na região do Bico e disse que o governador Mauro Carlesse deu total apoio a reunião “Nossa gente precisa de cuidado, eu me importo com as pessoas e a Saúde é uma área que precisa de gente competente, técnicos experientes e que tenha recursos para investimentos no setor”, ressaltou a senadora.

Publicidade
Sair da versão mobile