Ícone do site Gazeta do Cerrado

Laboratório de SP analisa amostra das mulheres com suspeitas de coronavírus na Capital

Amostras foram encaminhadas para um laboratório de São Paulo

Lucas Eurilio – Jornalista Gazeta do Cerrado

A pandemia de Coronavírus tem afetado e assustado pessoas em várias partes do mundo. Em Palmas e no Tocantins não é diferente. Na Capital, duas jovens, uma de 22 e outra 26 anos estão sendo monitoradas com suspeita do Covid-19.

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmas (Semus) disse nesta sexta-feira, 13, que os materiais das pacientes foram colhidos e encaminhados para um laboratório em São Paulo na quarta-feira, 11.

Apesar de não ter uma previsão exata, a Semus ressaltou que o prazo inicial para que saia o resultado dos exames que podem descartar ou não os casos é de pelo menos sete dias úteis.

Anteriormente as amostas foram levadas para o Laboratório Central do Tocantins (Lacen-TO). Nenhum caso foi confirmado no Estado.

Nesta quinta, 12, a Secretaria informou ainda que as jovens procuraram a Unidade de Pronto Atendimento (UPA-NORTE) após uma viagem para a Europa, onde passaram pela Itália. Elas foram orientadas a ficarem em isolamento domiciliar.

Assim que chegaram as duas começaram a sentir alguns sintomas, como febre, dificuldade para respirar e produção de secreção nasal.

Também nesta quinta-feira, o Governo do Tocantins criou um Gabinete de Crises para a prevenção do Coronavírus no estado.

Nota na íntegra da Semus

Os dois casos suspeitos atendidos inicialmente pela Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA), tiveram seus materiais coletados e enviados para o Lacen-TO. Após análise realizado no laboratório estadual as amostras foram enviadas na última quarta-feira, 11, para o laboratório nacional a fim de termos resultados conclusivos a cerca dos casos. Em média, a previsão inicial é de sete dias úteis após entrada.

#SóNaGazeta
#Coronavírus
#CasosSuspeitosEmPalmas
#UPA

Sair da versão mobile