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Lançados editais de premiação artística e credenciamento de espaços culturais na Capital

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Com recursos na ordem de R$ 630.369,60, oriundos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, a Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), lançou o Edital nº 018/2020, Palmas Aldir Blanc de Reconhecimento e Fomento à Arte e a Cultura, que premiará  projetos que fomentem a cadeia produtiva cultural em Palmas. As inscrições deverão ser realizadas por meio de propostas enviadas à Fundação Cultural Palmas, até dia 16 de novembro. Os formulários de inscrição podem ser encontrados neste link.

O Edital irá premiar 47 iniciativas artísticas e culturais divididas em dois eixos: Prêmio de Reconhecimento Artístico e Cultural e Prêmio de fomento à Cadeia Produtiva da Arte e da Cultura. O objetivo é diminuir as perdas em decorrência do estado de calamidade pública em razão da pandemia por Covid 19.

No eixo  Prêmio de Reconhecimento Artístico e Cultural  serão premiadas 15 iniciativas de projetos culturais de notoriedade e reconhecimento artístico-cultural e  no eixo Prêmio de Fomento à Cadeia Produtiva da Arte e da Cultura  32 projetos com conteúdos artísticos e culturais diversos, que possam ser transmitidos preferencialmente pela internet, por meio de redes sociais, ou outras plataformas digitais, e de forma presencial obedecendo os protocolos de proteção e prevenção ao novo coronavírus.

O Edital atende o Decreto 1951, de 02/10/2020, que regulamenta a aplicação dos recursos destinados à Prefeitura de Palmas através da Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, Lei Aldir Blanc. A Lei dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural em razão do estado de Calamidade Pública por Covid-19.

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Quem pode participar

– Pessoa física, maior de 18 anos, residente e domiciliada em Palmas, representante legal de espaço artístico ou cultural ou coletivo cultural, desde que indicado pelos integrantes em ata e com firma reconhecida em cartório. Também é necessário comprovar atuação por pelo menos um ano em Palmas;

– Pessoa física, profissional da arte e da cultura, que resida há mais de um ano em Palmas, e tenha histórico e currículo de trabalho há mais de um ano em uma das linguagens da cadeia produtiva da arte e da cultura;

– Pessoa Jurídica de direito privado, com ou sem fins lucrativos, cuja finalidade estatutária contemple a arte e a cultura, devidamente registrada em Palmas.

Prazos

– Publicação do Edital 23/10/2020

– Período de inscrição 23/10 a 16/11/2020

– Habilitação e divulgação do resultado preliminar 17 /11 a 23/11/2020

– Interposição de recursos ao resultado preliminar de Habilitação 24 e 27/11/2020

– Análise dos recursos, homologação e publicação do resultado final 25 a 30/11/2020

– Divulgação da etapa de seleção 08/12/2020

– Premiações previstas para 30/12/2020

Sobre o edital de chamamento

Foi publicado no Diário Oficial do Município n° 2.601, de 23 de outubro, o Edital de Chamamento Público 017/2020 de credenciamento de espaços culturais e artísticos para receber recursos provenientes da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. O credenciamento pode ser realizado até o dia 16 de novembro, conforme as normas do edital disponíveis aqui.

O Edital atende ao Decreto Municipal nº 1.951, de 02 de outubro, que regulamenta a aplicação dos recursos destinados à Prefeitura de Palmas, por meio da Lei nº 14.017, de 29 de junho de 2020, Lei Aldir Blanc. A Lei dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural em razão do estado de calamidade pública por Covid-19. O recurso é de R$ 1.800.000,00, distribuído em três parcelas de R$ 3 mil ou de R$ 6 mil, conforme a modalidade de credenciamento do espaço cultural e artístico.

Em Palmas os recursos serão aplicados em duas modalidades: a primeira é subsídio mensal para manutenção de espaços artísticos e culturais, microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias que tiveram as suas atividades interrompidas por força das medidas de isolamento social (art. 2º, II, do Decreto Federal 10.464, de 2020).

Já a segunda se refere a editais, chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços vinculados ao setor cultural e outros instrumentos destinados à manutenção de agentes, de espaços, de iniciativas, de cursos, de produções, de desenvolvimento de atividades de economia criativa e de economia solidária, de produções audiovisuais, de manifestações culturais, bem como à realização de atividades artísticas e culturais que possam ser transmitidas pela internet ou disponibilizadas por meio de redes sociais e outras plataformas digitais (art. 2º, III, do Decreto Federal 10.464, de 2020).

Inscrições

As fichas de inscrição e os formulários do edital de credenciamento estão disponíveis aqui e devem ser protocolados, das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira em um dos seguintes locais:

– Sede administrativa da Fundação Cultural de Palmas, situada no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, Av. Teotônio Segurado, Área verde da Quadra 302 Sul, Plano Diretor Sul s/nº, Telefone para contato (63) 3212-7308;

– Espaço Mais Cultura, situado na Quadra 1.304 Sul (ARSE 131), APM 25, 25 e 27, Rua 08. Telefone para contato (63) 3212-7315;

– Estação Cidadania – Cultura, situada na Rua Av. dos Navegantes, nº17, setor Morada do Sol II, Taquaralto. Telefone para contato (63) 3212-7316;

– Casa da Cultura Professora Maria dos Reis, situada na Praça Joaquim Maracaípe, em Taquaruçu. Telefone para contato (63) 3212-7313.

Credenciamento

Podem participar do credenciamento os espaços culturais e artísticos formais, ou não, que comprovem atuação de pelo menos um ano, e que tenham interrompido as atividades durante o estado de calamidade pública, reconhecida pelo Decreto Legislativo Nº 06 de 20 de março de 2020. O interessado também deve estar inscrito no Cadastro Cultural de Palmas – TO, ou em um dos seguintes cadastros:

– Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais;

– Cadastro Nacional de Pontos e Pontões de Cultura;

– Cadastro Estadual de Pontos e Pontões de Cultura;

– Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais;

– Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab);

– Outros cadastros referentes a atividades culturais existentes na unidade da Federação, bem como projetos culturais apoiados nos termos da Lei Federal Nº 8.313, de 23 de dezembro de 1991, nos 24 meses imediatamente anteriores à data de publicação da Lei Aldir Blanc (Lei Federal Nº 14.017/20)

Todas as regras, normas e documentação estão disponíveis no edital.

Fonte – Secom Palmas

 

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