Ícone do site Gazeta do Cerrado

Lançamento do documentário “Pedra Branca” de Ulisses Cândido em Cristalândia destaca a história da cidade

 

No dia 04 de janeiro de 2025, às 19h, será lançado, no município de Cristalândia-TO, o documentário “Pedra Branca – Memórias, contos, crônicas e outras histórias de Cristalândia”, do fotógrafo, músico, videomaker e cristalandense Ulisses Cândido.

O lançamento de Pedra Branca será feito no Espaço Cultural de Cristalândia, em exibição gratuita e acessível para toda a comunidade, já que “o filme destaca figuras fundamentais na formação da cidade, explora histórias dos pioneiros, mulheres e homens, remontando a meados do século XX, abordando por meio desses relatos, o processo de formação singular ao qual Cristalândia fez parte”, afirma Ulisses.

Cristalândia é um município tocantinense com 85 anos de idade. Está localizado a uma distância de 130 km de Palmas, capital. Sua criação está intimamente ligada ao garimpo de cristais de rocha (que é de onde advém o seu nome), pecuária, agricultura e comércio. Uma parte considerável de seus primeiros habitantes era formada por retirantes nortistas e nordestinos. Somam-se histórias de pessoas que vieram em tropas de mulas ou até mesmo a pé. “A produção narra os desafios enfrentados por essas pessoas, não só pela colaboração na fundação e desenvolvimento da cidade, mas pelo âmbito pessoal de uma sociedade arcaica, semifeudal e completamente desprovida de tecnologia ou facilidades de uma vida moderna da metade do século passado”, destaca Ulisses.

Pedra Branca funciona como um registro importante dentro de uma iniciativa, já compartilhada por outros cristalandenses (como Erotides Cirqueira, que possui uma página no Facebook dedicada a dividir histórias e personagens da cidade), de preservação e manutenção de suas memórias. Neste caso, Ulisses enveredou pelo audiovisual. “Este filme não visa ser apenas um filme por si só, mas uma ferramenta de estudo social, cultural histórico e político de um povo, que por hora ficou esquecido nas páginas de histórias e no imaginário coletivo das novas gerações de Cristalândia e do Tocantins, sendo assim, há um propósito de projetar luz ao lindo e belo legado do povo cristalandense”, encerra Ulisses.

 

Ficha técnica

Título: Pedra Branca – Memórias, Crônicas, Contos e Outras Histórias de Cristalândia.

Direção, roteiro e produção: Ulisses Cândido

Duração: 1h40

Ano: 2024

Gênero: Documentário

Local de produção: Cristalândia-TO

 

Sair da versão mobile