Áraguaína – Foto – Marcos Sandes
A Prefeitura de Araguaína divulgou os nomes dos artistas e empresários que tiveram os projetos aprovados para receber o auxílio emergencial ao setor cultural. A lista está no Diário Oficial do Município do último dia 23 de dezembro. A transferência dos valores será realizada até o dia 31 deste mês.
Para receber e avaliar os projetos, a Secretaria Municipal da Cultura criou um cadastro on-line dos profissionais do setor cultural para atualização e substituição ao registro físico já existente, mapeando a cadeia produtiva local. Em Araguaína, foram 151 projetos aprovados.
“O setor cultural foi um dos mais afetados pela pandemia da covid-19 porque tivemos que parar com eventos, festas, feiras, apresentações, entre outras atividades para evitar novos contágios. Por isso criamos um cadastro novo, digital, e ajudamos artistas e empresários a elaborarem os projetos”, afirmou o secretário executivo da Cultura, Wilamas Ferreira.
Emergência nacional
O auxílio é realizado por meio da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, que enviou R$ 1.241.596,43 para apoia artistas e empresa por meio de seus projetos e ações, e também dar manutenção de espaços como escolas de música, teatro, circos, feiras de arte e talento, livrarias, estúdios e outros.
De acordo com o secretário executivo pode haver prorrogação do prazo pelo Governo Federal. “Estamos esperando a decisão porque, não só aqui, mas em várias cidades brasileiras nem todo recurso foi usado”, relatou.
Cada edital homenageou um araguainense destaque na atividade para qual o recurso foi dedicado, como Francisco Concesso, Carlos Capoeira, Paulo Trindade, entre outros.
Por Marcelo Martin/Secom Araguaína