Ícone do site Gazeta do Cerrado

Lentes de contato ou facetas? Saiba o que são e os benefícios de cada uma

Cimentação de facetas (Divulgação)

Brener Nunes – Gazeta do Cerrado

Muitas pessoas são incomodadas com aparência dos dentes e não gostam do próprio sorriso. Muitos se perguntam porquê as celebridades possuem aquele sorriso branco e alinhado. A Gazeta traz a resposta: são facetas ou lentes de contato dental. Nossa equipe conversou com o odontólogo Anderson Rangel, para saber o que são esses procedimentos, suas diferenças e benefícios.

Segundo Anderson, o nome de faceta, é porque ela fica na frente do dente, na face vestibular, é para poder pegar toda a parte da frente do dente, para mascarar. “Tanto a lente de contato, quanto a faceta são feitas pelos protéticos quando são de porcelana, hoje em dia há a opção de fazer a faceta de resina, que não pode ser feita no mesmo consultório, não precisa do protético, o custo benefício é menor e também, a vantagem dele é que é feito em apenas uma sessão clínica. Os de porcelana são podem ser feitos em uma sessão”, disse.

(Divulgação)

Sobre a lente, o profissional explica que, faceta é mais grossa e maior, ela pega espessuras do dente. “A lente de contato originou-se da faceta, ela é um tipo de faceta. Por que ela tem esse nome de lente de contato? Porque ela é muito fina, extremamente fina. Em alguns casos, não precisa desgastar o dente nas lentes de contato, e quando há é mínimo, que pode de 0,3 a 0,5 milímetros, é muito pouco. E nas facetas não, já há um desgaste maior do dente”.

(Divulgação)

“A lente de contato é um pouco mais frágil do que a faceta, justamente por ser mais fina, mas a questão de preço geralmente é o mesmo. Normalmente, uma lente ou faceta custa entorno de R$ 1 mil a R$ 1.500 por dente, e também depende do protético que irá fabricar a lente ou faceta”, afirma o odontólogo.

Rangel diz que os benefícios são estéticos, dente alinhados, e sorriso sempre branco.

Antes e depois da cimentação da lente de contato dental (Divulgação)

Avaliação

Faceta ou Lente de Contato? Anderson destaca que será realizada uma avaliação. “Alguém com o dente todo quebrado, é melhor colocar uma faceta. Outra pessoa tem apenas uma pequena má formação no dente, um pequeno desgaste, é recomendado a lente de contato. Tudo isso é analisado, as lente são para casos simples, já a faceta, são para casos mais brutos”, enfatizou.

“As lentes são para espessuras menores, porque se for um dente que quebrou muito é melhor colocar uma porcelana, uma faceta de porcelana. Se for um pequeno desgaste, dá para  corrigir algo pequeno. Por que? Quanto maior a espessura mais fácil de quebrar, maior será desgaste, e tudo isso já entra no conceito de faceta de porcelana, porque com a lente não há ou é mínimo o desgaste do dente. Vai corrigir o alinhamento do dente, mais estético.

Restrições

O odontólogo ressalta que pessoas que possuem bruxismo, problemas na ATM não podem colocar, devido ao rangimento dos dentes durante a noite. “Isso pode quebrá-las. Se o bruxismo quebra até um dente, imagina algo feito de porcelana”. Anderson também pontua que, pessoas que não possuem uma boa higiene bucal, possuem carie, gengivite, devem fazer o tratamento antes de fazer os procedimentos.

Duração

“Se o paciente tiver um cuidado, e ir ao dentista no mínimo uma vez ao ano para fazer manutenção, podem durar até a vida toda. Não temos um prazo de duração, por ser algo recente. Mas existem casos de pessoas que possuem há 10, 15 anos. Mas é bom ter cuidado, não morder coisas duras”, aponta.

Cuidados: antes e depois

Para poder colocar as facetas ou lentes, o paciente precisa tomar certos cuidas antes do procedimento, e após também. “Antes é bom ir ao dentista fazer toda a reabilitação, tirar cáries, se tiver dente com sensibilidade, tratar essa sensibilidade. Após a colocação, deve-se continuar com os hábitos normais de higiene bucal, escovar no mínimo três vezes ao dia, intensificar o uso do fio dental, escovar a frente como se fosse normal. Evitar comer comida muito dura para evitar hábitos para funcionais, que é ficar mordendo dedo, por exemplo, quando se esta muito ansioso, colocar objetos na boca e ficar mordendo. isso tudo pode acabar quebrando as lentes ou as facetas”, finaliza.

(Arquivo Pessoal)

Sair da versão mobile