Ícone do site Gazeta do Cerrado

LENTIDÃO: No TO, 30% das vacinas ainda não foram aplicadas e ritmo é lento também nas aldeias indígenas

Ancião Indígena sendo vacinado contra o Covid-19 - Foto - Divulgação

Ancião Indígena sendo vacinado contra o Covid-19 – Foto – Divulgação

Maju Cotrim

O Tocantins tem 11692 indígenas aldeados, destes 4.773 foram vacinados até agora.

Cerca de 6.919 vacinas ainda não foram aplicadas para este público até agora mesmo após quase dois meses do início da vacinação. As vacinas não chegaram ás aldeias o que é necessário logística por parte da secretaria nacional de saúde indígena.

Até agora menos de 50% dos indígenas foram vacinados no Tocantins.

Vacinação lenta

No Tocantins, 40 mil doses de vacinas das distribuídas ainda não foram aplicadas pelos municípios. Ao todo já chegaram ao Estado 125.600 mil doses e 112.579 mil foram distribuídas. Foram aplicadas até agora 72.488 mil.
Ao todo 36% não foram aplicadas até agora.

O que diz a Funai

O superintendente da Funai no Tocantins, Osmar Lima comentou o assunto à Gazeta. “essa é uma atribuição da Sesai (Secretaria Nacional de Saúde Indígena), estamos acompanhando porque nos cabe agora algumas barreiras sanitárias”, disse.

Ele disse que os servidores estão exaustos e os veículos estão sucateados mas ainda sim estão atuando na assistência ás aldeias. “Estamos vencendo com fé, a Sesai  está fazendo o trabalho dela. Está indo de acordo com a possibilidade”, disse.

“Eles (os indígenas) estão satisfeitos com o trabalho feito, os indicadores são de normalidade ”, afirmou. Segundo ele, campanhas tem sido feitas para conscientizar os indígenas.

A Gazeta tenta ouvir a Sesai.

Sair da versão mobile