Ícone do site Gazeta do Cerrado

Levantamento da Agência Nacional das Águas aponta mais de 520 barragens sem monitoramento no TO

Foto: Divulgação

Segundo levantamento da Agência Nacional de Águas (ANA) ao todo, o estado tem 680 estruturas de barramento cadastradas, quatro dessas barragens estão com as estruturas comprometidas após apresentarem erosões e infiltrações.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) seria responsável por monitorar a maioria, cerca de 670, mas somente 143 foram vistoriadas e classificadas quanto ao risco e dano potencial. Ou seja, 527 ainda não foram monitoradas.

No Tocantins existem três barragens de rejeitos de minério, semelhantes à que rompeu em Brumadinho (MG), que são fiscalizadas pela Agência Nacional de Mineração (ANM). As barragens destinadas a geração de energia, por sua vez, são inspecionadas e controladas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

As quatro barragens que apresentam situação mais preocupante estão localizadas em projetos de irrigação:

03 no Projeto Rio Formoso, em Formoso do Araguaia

01 em Darcinópolis.

Todas são classificadas com Dano Potencial Alto ou Categoria de Risco.

Conforme relatório da Agência Nacional de Águas, estas barragens apresentam “estruturas comprometidas e parcialmente inoperantes, surgimento de infiltrações nos taludes, vegetação generalizada, equipe e sistema de monitoramentos insuficientes.”

O Instituto Natureza do Tocantins afirmou quanto a situação das barragens do Projeto Rio Formoso que conseguiu recursos do Governo Federal para revitalizar as estruturas e iniciou processo de licitação ainda em 2017, mas aguarda empenho dos recursos por parte da União.

Segundo o Naturatins enquanto as obras não são iniciadas, a capacidade dos reservatórios foi reduzida para 60%. Uma das barragens trabalha com 52% da capacidade. Enquanto as outras estão com 20% e 40%. Os dados levam em conta relatórios desta segunda-feira (28)

 Confira nota do Naturatins

O Governo do Estado já encaminhou dois ofícios ao Ministério da Integração Nacional solicitando o repasse dos recursos e está aguardando a resposta da União para finalizar o processo licitatório e iniciar as obras de revitalização das barragens e demais estruturas do Projeto Rio Formoso

*Com informações do G1

Sair da versão mobile