Ícone do site Gazeta do Cerrado

Levantamento mostra que Tocantins tem dois médicos para cada mil habitantes, média abaixo da nacional

Maju Cotrim

Um Levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) mostra  dados referentes a população de médicos no Brasil e a Análise sobre o crescimento do grupo e contingente abaixo de 60 anos.

Conforme os dados, o Brasil conta com 523.528 registros ativos de médicos, destes 422 mil têm idade inferior a 60 anos ou seja, estão aptos ao atendimento de pacientes com Covid-19, desde que não apresentem comorbidades.

Conforme os dados, o Tocantins tem 2.755 médicos com idade inferior a 60 anos o que representa 0,7% com idade inferior a 60 anos em relação ao total de profissionais do Brasil.

De janeiro a maio de 2020, o Brasil passou a contar com 9.653 novos médicos. São profissionais que concluíram graduação em escolas do País e se registraram nos CRMs. Destes apenas 98 estão no Tocantins.

Apenas em três estados – São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais – estão concentrados 37,1% desse total.

Razão médicos/1.000 habitantes: O Brasil passou a ter 2,5 médicos por 1.000 habitantes. Essa razão é superior ao registrado na Coreia (2,3), Polônia (2,4), Japão (2,4) e México (2,9).

O Tocantins tem 2,01 médicos para cada mil habitantes, segundo os dados, índice maior que 14 estados.

O Estado tem 75 profissionais cadastrados no Programa “Brasil, Conta Comigo” para atuarem como voluntários no atendimento à população.

Veja tabela:

#SoNaGazeta
#Pandemia
#MédicosNoTO

Sair da versão mobile