Ícone do site Gazeta do Cerrado

Líderes indígenas mobilizam Encontro para criar organização representativa no Estado

Nos próximos dias 8 e 9 de março será realizado o Encontro de Líderes Indígenas do Tocantins com o objetivo de reunir representantes de diferentes povos para criar uma organização representativa no Estado. O evento ocorrerá na Associação Tocantinense de Municípios (ATM), apoiadora do Encontro, das 8 às 18 horas.


Estarão presentes representantes do povo Iny Karajá, Javaé, Xerente, Xambioá, Krahô-canela, dentre outros, para discutir a criação da organização, como estatuto, regimento interno e eleição do conselho diretor durante os dois dias de evento.


Segundo uma das organizadoras do Encontro, Narubia Werreria, a intenção é unir os povos indígenas em luta pelo seus direitos. “Queremos criar uma articulação organizada com todos os povos originários do Estado, em busca de projetos que tragam não só o crescimento econômico aos povos indígenas do Tocantins, mas também que tenham sustentabilidade ambiental, social e cultural e que faça uma defesa representativa dos nossos direitos dando continuidade a luta de nossos ancestrais”, explica.


Narubia lembra ainda que há um bom tempo os povos indígenas estão sem representação como pessoa jurídica e, por isso, alguns líderes de diferentes povos decidiram mobilizar o encontro de extrema urgência para as etnias.

Os organizadores estão disponíveis para entrevista diretamente no local do evento.

Sair da versão mobile