Ícone do site Gazeta do Cerrado

Longevidade: Moradora de Cristalândia, Dona Zefinha celebra 100 anos: “Exemplo de saúde e lucidez”, diz filha

Dona Zefinha – Foto – Arquivo Pessoal/Divulgação

Em 11 de fevereiro de 1923 nascia Josefa Rodrigues Santos, no município de Fortaleza dos Nogueiras  (MA). Cem anos se passaram e essa caçula de 8 irmãos, casada por 60 anos, mãe de 10 filhos, continua a celebrar a vida, agora em meio aos seus 16 netos, 23 bisnetos e 8 tataranetos. Uma vida que está cravada na história da cidade de Cristalândia, no centro-oeste do Tocantins, onde dona Josefa Rodrigues Santos vive desde 1952.

Dona Zefinha como é conhecida foi recentemente destaque locais entre os mais velhos vacinados contra a Covid-19.

“Sua história de vida nos enche de orgulho, a todos nós cristalandenses. Sua dedicação para com os seus, não apenas nos afazeres domésticos, mas também pela organização, educação dos filhos, a vida, a união de amor e cumplicidade que manteve com seu esposo ( Adolfo Rodrigues Santos) e o cuidado com todos da comunidade”, destaca o prefeito da cidade Big Jow, ao lado da vice-prefeita, Rosilene Rodrigues.

A dona de casa, conhecida pela preparação das frutas para as doceiras da cidade fazerem suas delícias, interagia bem também com as jovens, a quem tentava sempre encaminhar ‘bons partidos’. Ainda chama a atenção a vaidade que mantém até os dias de hoje.

“Minha mãe é um orgulho, sua história de vida nos envaidece e nos deixa imensamente felizes. É um exemplo de saúde e lucidez”, conta a filha Zenaide Santos, que antecipou que a família celebrará a data de forma simples, em uma reunião familiar dos primos, tios e netos que se formaram a partir do casal, e este ano, mais de 100 pessoas estarão reunidas ao lado da matriarca centenária, que virou este ano o tema da festa.

Fonte – Assessoria
Sair da versão mobile