Antes da blitz, os profissionais que trabalham no enfrentamento da violência doméstica participaram de uma roda de conversa organizada pelo tenente-coronel Valdeonne Dias, comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar de Araguaína, com a participação da delegada regional Ana Maria Varjal e da delegada da mulher, Sarah Lilian.
Luana Ribeiro destacou que a luta para que a mulher seja respeitada é diária e muito necessária. “O nosso maior desejo é viver uma realidade onde as mulheres não sejam agredidas e sim respeitadas e valorizadas na sociedade. A luta contra a violência doméstica e familiar é contínua, diária, necessária e é nosso papel colaborar”, enfatizou a parlamentar.
Na blitz, a deputada distribuiu flores com informações sobre a violência doméstica para divulgar os serviços especializados da rede de atendimento à mulher em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes.
A coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, capitão PM Flávia Roberta, explicou que a ação visa conscientizar a população sobre a importância de coibir qualquer tipo de violência, seja física, psicológica, sexual, moral ou patrimonial que atinja os direitos da mulher. “Essa blitz é muito importante para conscientizar as pessoas sobre a importância de combater a violência contra a mulher. Araguaína tem altos índices de violência e realizar ações in loco tem grande relevância, pois conseguimos levar informação direto para a população”, explicou a militar.
O evento foi organizado pela Polícia Militar, através da Patrulha Maria da Penha e do 2º Batalhão e contou com o apoio da Polícia Civil, dos Bombeiros, da Guarda Metropolitana de Araguaína e da Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito. A blitz educativa do Agosto Lilás também foi realizada nas cidades de Palmas e Gurupi, fechando a programação em Araguaína.