Ícone do site Gazeta do Cerrado

Lula e o Tocantins

Maju Cotrim

O presidente eleito Lula tem uma relação de proximidade com o Tocantins. Sabe quem o apoiou por aqui e tem muitas lembranças do legado que seus governos deixaram para o Tocantins em várias áreas.

Para a nova gestão do petista há muita expectativa dentre seus aliados no Estado. A frente de apoio a ele se mantém e pretende se fortalecer principalmente agora após a vitória. Ainda não há sinalização para o Tocantins com relação a espaços já que a prioridade no momento é iniciar a transição.

“É preciso garantir recursos para o bolsa família e outros programas, o que tenho visto na preocupação da equipe de transição é isso”, disse á Gazeta um dos principais apoiadores de Lula no Tocantins, Paulo Mourão.

Bancada tocantinense

Na nova bancada federal tocantinense que foi eleita o desafio agora é o diálogo para a nova gestão já que praticamente todos apoiaram a reeleição de Bolsonaro. Pelo bem do Estado e pela necessidade do Tocantins continuar com a atenção do governo federal em várias áreas é momento de realinhar a relação com maturidade.  As orientações nacionais dos partidos são prioridades neste momento. A comissão de transição trabalha e articula nacionalmente essa questão de relação partidária num processo de diálogo.

Desafios do PT

Com a vitória de Lula o PT passará no Estado por uma nova etapa. Sem ter conseguido eleger nenhum estadual nem federal o partido agora vai buscar se fortalecer através dos espaços no governo Lula e já de olho também nas eleições de 2024. Os petistas mais históricos veem como prioridade ajudar o novo presidente a governar. Lula ganhou tanto no 1º como no 2º turno no Estado.

Sair da versão mobile