Maria José Cotrim – Jornalista e Editora da Gazeta do Cerrado
O Tocantins terá o Encontro Estadual de Mulheres Negras que acontece neste sábado, 20 de outubro, na Sala dos Conselhos e das Comissões, na Quadra 103 Norte em Palmas.
Mulheres negras de varias profissões, municípios e movimentos vão discutir os problemas e a falta de políticas públicas bem como os índices e indicadores que atingem diretamente este público.
A organização frisa a preocupação e as ações das mulheres negras na luta e enfrentamento social . “Ainda seguimos em marcha, continuamos mobilizadas colocando milhares de mulheres negras nas ruas. Em diversos estados do Brasil, elegemos deputadas negras (para as assembleias legislativas e para a Câmara Federal). Conversamos, nos articulamos para poder ver a juventude organizar o I Encontro Nacional de Negras Jovens Feministas e criar a Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas. Estamos realizando muitas outras ações maravilhosas, pois somente juntas podemos construir o diálogo de negra para negra e arregimentar forças para o enfrentamento que virá”, informou.
A comissão organizadora esclarece ainda que o intuito é que o Encontro seja um espaço de união de forças para enfrentar a conjuntura atual de enorme perda de direitos e de políticas públicas.
O evento é preparatório para o Encontro Nacional de Mulheres Negras 30 anos contra o racismo, a violência e pelo bem viver: mulheres negras movem o Brasil, que ocorrerá nos dias 6, 7, e 8 de dezembro de 2018, na cidade de Goiânia.
Conforme a organização, uma delegação composta por 25 mulheres vai representar o Estado no evento nacional.
O encontro é fruto das ações e energias geradas da Marcha Nacional das Mulheres Negras Contra o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver – realizada em novembro de 2015.