Ícone do site Gazeta do Cerrado

LUTO! A repercussão da morte da Dona Aureny pelo Tocantins; autoridades lamentam e Palmas decreta luto oficial

Dona Aureny S. Campos e Eduardo Siqueira Campos - Foto: Divulgação

Dona Aureny S. Campos e Eduardo Siqueira Campos – Foto: Divulgação

Equipe Gazeta do Cerrado

O governador Mauro Carlesse e o senador e líder no Congresso Nacional Eduardo Gomes (MDB) lamentaram a morte da ex primeira dama Dona Aureny Siqueira Campos.

Gomes adiantou que lamenta o falecimento da dona Aureny. “Ao mesmo tempo registramos para as novas gerações um símbolo de generosidade, de uma vida desafiadora que foi conviver e embalar o sonho de criação do Estado do Tocantins.

Gomes ainda destaca que dona Aureny marcou a sua passagem pelo ato de servir. “Nada mais natural e simbólico do que dedicar a região mais populosa da cidade, um nome, a homenagem a uma pessoa que sempre esteve de braços abertos no ato de acolher”, comentou sobre os bairros Jardins Aureny I, II, III e IV levarem o nome da ex-primeira dama.

Publicidade

“Então, fica para a história um símbolo do acolhimento, da solidariedade, e principalmente, uma vida comprometida na criação dos filhos, comprometida com o sonho, a esperança e todo esse projeto que se transformou no Estado do Tocantins, no nosso estado”, destacou Eduardo Gomes.

O governador Mauro Carlesse, os deputados estaduais Antonio Andrade, Jorge Frederico, Luana Ribeiro e a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro também enviaram notas se solidarizando com a família.

A Prefeitura de Palmas decretou luto oficial de três dias no município.

Confira na íntegra seu depoimento à Gazeta:

“Lamentamos o falecimento da dona Aureny e ao mesmo tempo registramos para as novas gerações um símbolo de generosidade, de uma vida desafiadora que foi conviver e embalar o sonho de criação do Estado do Tocantins. Uma pessoa que marcou a sua passagem pelo ato de servir numa capital, num estado moderno, nada mais natural e simbólico do que dedicar a região mais populosa da cidade, um nome, a homenagem a uma pessoa que sempre esteve de braços abertos no ato de acolher. Então, fica para a história um símbolo do acolhimento, da solidariedade, e principalmente, uma vida comprometida na criação dos filhos, comprometida com o sonho, a esperança e todo esse projeto que se transformou no Estado do Tocantins, no nosso estado. Então, fica a nossa homenagem a dona Aureny por tudo isso que ela representa e sempre representará para aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-la e de conhecer o impacto da sua participação na criação e consolidação do Estado e principalmente, de Palmas, anodiza capital”.

Governador Mauro Carlesse decreta luto oficial pelo falecimento de Dona Aureny

O governador do Tocantins, Mauro Carlesse, decretou nesta sexta-feira, 13, luto oficial em todo o Estado, por três dias, em sinal de pesar pelo falecimento de Aureny Siqueira Campos, ocorrido em 12 de novembro de 2020.

O Decreto n° 6.184 será publicado no Diário Oficial do Estado ainda nesta sexta-feira.

Logo que soube do ocorrido, o Governador Carlesse divulgou nota de pesar pelo falecimento da ex-primeira-dama do Tocantins, Dona Aureny.

O governador Mauro Também encaminhou nota lamentando a perda de Dona Aureny. Veja a nota:

Nota de Pesar

Com profundo pesar, recebi a notícia do falecimento de dona Aureny Siqueira Campos, ex-primeira-dama do Estado do Tocantins. A morte de dona Aureny aconteceu na noite desta quinta-feira, 12, em sua residência em Brasília.

Dona Aureny ficará marcada nas mentes e nos corações dos tocantinenses pelo cuidado, atenção e carinho com que sempre tratou a todos, principalmente aqueles que mais precisavam. Dona Aureny escreveu seu nome na história do Tocantins, ajudou a implantar o Estado e a construir Palmas, tanto que foi homenageada pelos próprios moradores e viu seu nome batizar quatro bairros da Capital.

O Tocantins perde uma de suas maiores referências. Exemplo máximo de amor, respeito e delicadeza. Dona Aureny estará eternamente no coração de todos nós.

Nesse momento de comoção, rogo a Deus para que conforte os filhos, familiares e amigos.

Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins

Deputado Antonio Andrade – Nota de pesar – Dona Aureny Siqueira

A dor da perda inunda os corações dos tocantinenses, principalmente dos que conhecem a história do nosso Estado, com notícia do falecimento, em Brasília neste dia 12, de Dona Aureny Siqueira Campos.

Ela, como ex-primeira dama, participou do processo de criação do Tocantins e deixa seu nome escrito na história como um símbolo de delicadeza e amor, e de uma mulher que sempre buscou amparar os mais necessitados.

Em sua homenagem, quatro bairros da capital recebem o seu nome, uma demonstração de carinho por sua generosidade e trabalho social.

Peço a Deus que conforte nosso amigo e companheiro de parlamento, deputado Eduardo Siqueira Campos e todos os familiares e a receba em seus braços.

“Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos”

Sl 116:15

Deputado Antonio Andrade, Presidente da Assembleia Legislativa do TO e família.

Nota de Pesar deputada Luana Ribeiro
É com tristeza e pesar que recebo a notícia do falecimento da 1ª primeira-dama do Estado do Tocantins, Dona Aureny Siqueira Campos, que partiu na noite desta quinta-feira, 12, vítima de insuficiência respiratória, conforme informou seu filho, o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos.
Pioneira do Estado, Dona Aureny contribuiu intensamente com a história do Tocantins e da nossa capital, Palmas, que nomeou quatro bairros da região sul com seu nome . Querida por muitos pioneiros, ela deixa o legado de solidariedade, transformação e amor ao próximo.
Casada por mais de 40 anos com o eterno governador Siqueira Campos, Dona Aureny deixa seis filhos e vários netos. Nas minhas orações, peço a Deus que ela descanse em paz e peço conforto para todos familiares pela dor do luto. Fará muita falta sua alegria, dignidade, carisma e garra.
Luana Ribeiro
Deputada Estadual pelo Tocantins

Prefeita Cinthia Ribeiro

 O Tocantins, e Palmas, em particular, perderam hoje uma das personalidades mais emblemáticas da nossa história. A morte de D. Aureny Siqueira Campos, ocorrida em Brasília na noite desta quinta-feira , 12, por um momento, me deixou sem palavras para expressar o verdadeiro sentimento pela sua perda. Mas recuperada do impacto dessa triste notícia, me vem à mente a imagem de uma mulher forte, de grande coragem, mas ao mesmo tempo dotada de muita simplicidade e devoção à família e ao próximo. E foi a simplicidade e sua generosidade que conquistaram os tocantinenses, e, em especial, aos palmenses.

Seu nome está eternizado na história de Palmas, na justa homenagem aos bairros que levam seu nome, onde vivem pessoas com quem a D. Aureny sempre se identificou e a quem dedicou parte da sua vida pública. Seu nome é sempre lembrado pelos palmenses com muito carinho e grande respeito.

Minha solidariedade aos filhos, familiares e amigos, a quem dirijo minhas orações para que seus corações recebam o conforto pela perda de pessoa tão querida e que sua alma repouse em paz.

 

Deputado Jorge Frederico

Recebi com pesar a notícia do falecimento da Sra. Aureny Siqueira Campos, acontecida na noite desta quinta-feira, 12, em Brasília-DF.

Ex-primeira dama do Tocantins e mãe do amigo Deputado Estadual Eduardo Siqueira Campos, participou da construção de nosso estado e hoje, deixa seu legado na história.

Meus sentimentos aos familiares e amigos.

Jorge Frederico

Deputado Estadual

Presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Rogério Ramos

NOTA DE PESAR

É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento da ex primeira dama do Estado do Tocantins, senhora Aureny Siqueira Campos, ocorrido na noite desta quinta-feira (12). Dona Aureny, tinha 96 anos e se dedicou a cuidar dos pioneiros que chegaram para construir a nossa capital, tanto que importantes bairros da região sul de Palmas receberam o nome dela como homenagem. Sua simplicidade e sua humildade serão sempre lembradas por todos nós.

Neste momento de tristeza e despedida, manifesto meu pesar aos familiares e amigos, em especial ao Deputado Estadual Eduardo Siqueira Campos, filho de Dona Aureny. Rogamos à Deus que reconforte todos que sofrem e que acolha esta admirável senhora sob seu manto sagrado.

Arquidiocese de Palmas

Nota de pesar

A Arquidiocese de Palmas une-se aos familiares de Dona Aureny Siqueira Campos, pioneira do novo estado e de sua Capital. Apoiados na fé em Cristo recomendamos à bondade de Deus seu descanso eterno.
Que o Senhor console a todos!

Vice-governador Wanderlei Barbosa

Nota de pesar

Foi com muito pesar e tristeza que recebi a notícia da morte de dona Aureny Siqueira Campos ocorrida nessa quinta-feira,12.

Dona Aureny foi primeira-dama do nosso Estado, e junto com outros pioneiros, teve importante contribuição na criação do Tocantins.

Dona Aureny dedicou grande parte de sua vida realizando trabalhos sociais. Querida por todos que conheceram sua história, teve quatro bairros de Palmas batizados com seu nome.

Dona Aureny sempre será lembrada. Peço a Deus, em sua infinita bondade que neste momento de tamanha tristeza conforte o coração dos familiares e amigos, principalmente do deputado Eduardo Siqueira Campos, ex-companheiro de parlamento.

Prefeito de Araguaína Ronaldo Dimas

É com imenso pesar que a Prefeitura de Araguaína recebe a notícia do falecimento na noite desta quinta-feira, 12, de Aureny Siqueira Campos, mãe do deputado estadual Eduardo Siqueira Campos (DEM) e ex-primeria dama do Tocantins. Ela faleceu aos 96 anos, em Brasília, por conta de uma insuficiência respiratória.

Aureny Siqueira foi a primeira mulher a ocupar a função de primeira-dama do estado do Tocantins, acompanhando o então esposo Siqueira Campos, com quem foi casada por 40 anos e teve seis filhos.

O Tocantins guarda seu legado de mulher dedicada aos programas sociais e apoio à população tocantinense. Nossos sentimentos a todos os familiares e amigos e que Deus possa confortar nossos corações neste momento de perda irremediável.

Vice prefeito de Araguaína Wagner Rorigues

Com imenso pesar recebi a notícia da morte da ex-primeira-dama do Tocantins dona Aureny Siqueira Campos, aos 96 anos, na noite dessa quinta-feira, 12, vítima de uma insuficiência respiratória aguda.

Dona Aureny foi casada por 40 anos com o ex-governador Siqueira Campos e, sempre com um coração generoso, ajudou na implantação do Estado. Teve seis filhos, entre eles o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos, e tem seu nome em quatro bairros de Palmas: os Aurenys 1, 2, 3 e 4.

Nesse momento de dor, meus mais sinceros sentimentos a todos os familiares, amigos e a todos os tocantinenses. Que Deus traga conforto a todos.

 

ATM

Nota de Pesar: Prefeitos, em nome da ATM, lamentam morte da ex-primeira dama, Aureny Siqueira Campos

Prefeitos e prefeitas de todo o Estado, representados pelo presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Mariano, lamentam com profundo pesar o falecimento da ex-primeira dama do Tocantins, Aureny Siqueira Campos, ocorrida nesta quinta-feira, 12, em Brasília. Aureny tinha 96 anos e foi vítima de uma insuficiência respiratória.

Dona Aureny é considerada a primeira mulher a ocupar a função de primeira dama do mais novo estado da federação. Em sua homenagem, quatros bairros de Palmas carregam seu nome. A ex-primeira dama também é lembrada pelos inúmeros projetos sociais desenvolvidos pelo Estado.

Que Deus em sua infinita bondade acalente os corações de amigos e familiares neste momento de profunda dor.

 

Deputado estadual Vilmar

Recebemos com pesar a notícia do falecimento da ex-primeira dama do Tocantins, Dona Aureny Siqueira Campos, 96 anos, ocorrido em Brasília, na noite desta quinta-feira, 12, em decorrência de uma insuficiência respiratória.

Dona Aureny deixa sua parcela de contribuição na criação do estado Tocantins e da capital Palmas.  Como a primeira mulher a ocupar o posto de primeira-dama do estado, atuou sobretudo na criação e desenvolvimento de programas sociais que marcaram a vida de milhares de pessoas. Seu jeito doce e prestativo com certeza ficará marcado em nossas memórias.

Em nome de filho e nosso colega de parlamento, Eduardo Siqueira Campos, direcionamos nossas preces a todos os familiares que neste momento sofrem pela separação física. Rogamos consolo de Deus para cada coração.

Deputado Vilmar e família

Vereadora e candidata a prefeita em Guaraí Fátima Coelho

Nota de Pesar 

Com tristeza recebi a notícia do falecimento da Dona Aureny Siqueira Campos, pioneira do Tocantins e ex-primeira dama do Estado. Dona Aureny fez parte dos primeiros anos da construção da nossa capital,  Palmas, e marcou a vida de todos por ser uma pessoa muito querida. Me solidarizo com todos os familiares, especialmente com o seu filho, o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos. Que nesse momento de dor Deus possa consolar o coração de cada um.

Câmara de Palmas

A Câmara Municipal de Palmas manifesta o mais profundo pesar pelo falecimento da Dona Aureny Siqueira Campos, ocorrido nesta quinta – feira dia 12 de novembro, em decorrência de insuficiência respiratória.

Dona Aureny contribuiu significativamente na criação do Estado do Tocantins, excepcionalmente com a capital Palmas.  Por sua contribuição e dedicação em ajudar, principalmente, os mais humildes. Quatro bairros da cidade recebem o seu nome, como forma de homenageá-la por sua generosidade em ajudar as pessoas mais necessitadas.

Neste momento de dor, o legislativo palmense externa suas condolências à família enlutada, e roga a Deus para que conforte a todos.

Respeitosamente: Presidente Marilon Barbosa, demais vereadores e servidores da Câmara de Palmas.

Josi Nunes e Gleydson Nato

Nota de Pesar

Recebemos com pesar a notícia do falecimento de Dona Aureny Siqueira Campos, mulher guerreira que ficará para sempre na história do Tocantins pela firmeza, determinação e cuidado com as pessoas demonstrados quando primeira-dama do nosso Estado.

O lamento pela partida se mistura a uma enorme gratidão que nós, assim como cada tocantinense de nascimento ou de coração, guardaremos por Dona Aureny. Que Deus console todos os familiares e amigos neste momento de dor e que a receba de braços abertos, com o carinho que ela transmitia a todos que a procuravam.

Valderez Castelo Branco e Lázaro Botelho

Foi com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Dona Aureny Siqueira Campos, ex-primeira Dama do Estado, nesta quinta-feira, 12.

Neste momento tão doloroso, rogamos a Deus para que dê forças aos familiares e amigos, em nome do nosso amigo e deputado estadual, Eduardo Siqueira Campos, para que todos tenham como lenitivo a esperança da ressurreição.

”Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. (João 3:16)

Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco

Deputado federal Osires Damaso

Foi com muito pesar que recebi a notícia do falecimento de dona Aureny Siqueira Campos, ex-primeira-dama do Estado, ocorrida na noite de ontem.
Mulher forte que deixa seu nome registrado na história do Tocantins e de Palmas, que tem bairros que levam seu nome. Ela também fez muitos trabalhos sociais, entre eles, a implantação dos Pioneiros Mirins.
Minhas condolências aos seus familiares e amigos nesse momento de comoção.

Disse-lhe Jesus: “Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?”
João 11:25-26
Deputado estadual Ricardo Ayres

Hoje o Tocantins amanheceu um tanto órfão, com a partida daquela que foi uma das mulheres mais essenciais na construção do nosso Tocantins, dona Aureny Siqueira Campos. É com enorme pesar que recebi essa notícia do seu falecimento, ocorrido na noite desta quinta-feira, 12, em Brasília.

Nossa ex-primeira dama do Estado, que doou o seu nome aos bairros mais populosos da nossa Capital, nos deixa aos 96 anos, em decorrência de uma quadro de insuficiência respiratória.

Externo meus votos de afeto e solidariedade à toda família, amigos e a todos nós tocantinenses que lamentamos essa perda. Rogo ao Pai e a Nossa Senhora que a recebam de braços abertos na sua morada eterna, com a mesma ternura e compaixão que ele sempre teve com o nosso povo.

Dona Aureny tenha a certeza do respeito e carinho de todos nós e muito obrigado por todo o seu trabalho, principalmente no social, na luta pelos mais humildes que vieram para cá e acreditaram na construção do sonho chamado Tocantins. O Tocantins lembrará e honrará a memória da senhora.

Deputado federal Tiago Dimas

Ao tomar conhecimento do falecimento da ex-primeira-dama do Tocantins, Dona Aureny Siqueira Campos, 96 anos, expresso os meus mais sinceros votos de solidariedade e força ao seu filho, deputado estadual Eduardo Siqueira Campos, e todos os demais familiares e amigos de Dona Aureny.

Vítima de uma insuficiência respiratória aguda, Dona Aureny foi casada por 40 anos com o ex-governador Siqueira Campos e, sempre com um coração generoso, ajudou na implantação do Estado e na criação de Palmas, a nossa capital.  Além de Eduardo, ela teve outros cinco filhos.

Muito querida em Palmas, empresta seu nome para quatro bairros de Palmas: os Aurenys 1, 2, 3 e 4.

Que Deus traga conforto a todos.

Deputada estadual Claudia Lelis

Foi com muita tristeza e pesar que
recebemos  a notícia do falecimento da ex-primeira dama do Tocantins, Dona Aureny Siqueira Campos, 96 anos, ocorrido em Brasília, na noite desta quinta-feira, 12, em decorrência de uma insuficiência respiratória.
Dona Aureny sempre teve um amor enorme pelo Tocantins, onde dedicou grande parte da sua vida em servir ao próximo. Seu legado está registrado na história e na memória do povo tocantinense.
Neste momento de dor rogo a Deus que conforte os familiares e amigos, em especial, seu filho e meu colega de parlamento, deputado Eduardo Siqueira Campos.
Que Deus em sua infinita misericórdia conforte a todos.

Luto na Capital

A Prefeitura de Palmas decretou luto oficial por três dias, pelo falecimento de dona Aureny Siqueira Campos, ocorrido na noite desta quinta-feira, 12, em Brasília (DF), vítima de insuficiência respiratória. O Decreto nº 1.963 está na edição suplementar do Diário Oficial do Município publicada na manhã desta sexta-feira.

Dona Aureny contribuiu significativamente com a criação do estado do Tocantins e deixou importante legado na área social, tendo sido fundadora da Fundação Santa Rita de Cássia, primeira instituição responsável pela Ação Social, Trabalho e Emprego do Estado. Em Palmas, a ex-primeira dama deu nome a quatro bairros, os Jardins Aureny I, II, III e IV e, por isso, é lembrada com carinho.

Prefeitura de Paraíso

NOTA DE PESAR

“Com profundo pesar recebemos a notícia do falecimento de dona Aureny Siqueira Campos a quem nos admiramos. Dona Aureny é referência não apenas como ex-primeira dama do Estado, mas de uma pessoa querida. É uma mulher do Tocantins. É nessa dimensão maior, histórica de pioneirismo e afetiva, que ela deve ser lembrada, reconhecida e respeitada por todos nós”, disse Moisés Avelino.

Neste momento de dor, nos solidarizamos com os familiares, seu filho o deputado estadual Eduardo Siqueira Campos e amigos de dona Aureny, que deixa um legado de conhecimento e muitas saudades.

Palmas Futebol e Regatas

Foi com pesar que recebemos a notícia do falecimento da ex-Primeira Dama do Tocantins, senhora Aureny Siqueira Campos, ocorrido na noite desta quinta-feira (12), aos 96 anos. Dona Aureny marcou a memória de quem a conheceu pela sua humildade e simplicidade, e a dedicação que teve com as famílias tocantinenses já no início da criação do Estado. Desejamos que sua família encontre conforto nesse momento de dor. Como forma de homenagem, iremos respeitar um minuto de silêncio antes da partida desta sexta, 13, às 16h, no Nilton Santos.

Eli Borges

*Nota de pesar – Aureny Siqueira Campos*

Com pesar recebi a notícia do falecimento, na noite desta quinta-feira, dia 12, da ex-primeira-dama do Estado do Tocantins, Dona Aureny Siqueira Campos.

Dona Aureny faleceu de insuficiência respiratória aguda aos 96 anos de idade, em Brasília-DF. Como a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-dama do Estado, dedicou grande parte de sua vida aos projetos sociais do recém-criado Tocantins, um dos mais marcantes foi o projeto “Pioneiros Mirins”, voltado para as crianças.

Atenciosa, dedicada e com um coração muito generoso, Dona Aureny teve um importante papel na história do Tocantins., tendo emprestado seu nome a quatro grandes bairros de Palmas, os Aurenys I, II, III e IV.

Neste momento de tristeza e luto, manifesto a minha solidariedade a familiares e amigos. Peço a Deus que console o coração e dê forças a todos aqueles que sofrem com esta dolorosa perda.

*Eli Borges*

Deputado Federal e candidato a Prefeito de Palmas

Sair da versão mobile