Ícone do site Gazeta do Cerrado

LUTO em Palmas: Políticos e secretários ressaltam legado de Valéria Paranaguá; Veja notas de pesar!

Foto – COSEMS

Equipe Gazeta do Cerrado

Políticos e Secretários do Tocantins lamentaram a morte da secretária de saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, vítima do Covid-19, nesta quinta-feira, 18.

Valéria estava internada há vários dias em uma UTI após o agravamento do estado saúde por consequência do coronavírus.

Veja notas de pesar

Professora Dorinha

A deputada federal Professora Dorinha se solidariza com a família, parentes e amigos pelo falecimento da secretária de saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, mais uma vítima da Covid-19, em Palmas (TO) nesta quinta-feira, 18 de março.

Publicidade

De maneira que foi com grande tristeza que a parlamentar recebeu a notícia. “Valéria esteve à frente da pasta mesmo durante a pandemia do novo coronavírus e desempenhou um brilhante trabalho na busca de garantir uma saúde de qualidade aos palmenses. Infelizmente não resistiu”, lamentou Dorinha.

A todos, a parlamentar deixa os mais sinceros pêsames e roga a Deus para que os conforte.

Assessoria Professora Dorinha
Brasília, 18 de março de 2020

Nilton Franco

É com grande tristeza que recebi, nesta tarde de quinta-feira (18/03), a notícia da morte da secretária municipal de saúde da cidade de Palmas, Valéria Paranaguá, mulher altamente capacitada e competente.

Me solidarizo com todos os familiares, nesse momento de dor e despedida. Peço a Deus que conforte aqueles que desfrutavam da sua companhia.

Nilton Franco
Deputado Estadual
Vice-presidente do MDB-TO

COSEMS

Foi com muita consternação e dor, que recebemos na tarde desta quinta-feira, 18, a triste notícia do falecimento da Secretária Municipal e Saúde de Palmas e Diretora Administrativa Adjunta do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) Valéria Silva Paranaguá.

Reconhecida por todos os Secretários e Secretárias Municipais de Saúde do Tocantins pelo seu profissionalismo, bondade, mas acima de tudo pela defesa que fazia de uma saúde de qualidade para os cidadãos, Valéria deixará um legado inestimável de dedicação ao SUS.

Em nome dos 138 Secretários e Secretárias Municipais de Saúde do COSEMS-TO, prestamos nossos sentimentos aos familiares e amigos, para que todos tenham força para enfrentar este momento.

Descanse em paz querida amiga! 🕊

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão – João 10:27-28”

COSEMS-TO ⚫️
Gestão 2021/2023
fb.com/cosemstocantins
Instagram: @cosemsto

Eduardo Gomes

Recebi com grande impacto a notícia da morte de Valéria Paranaguá, secretária de saúde de Palmas. Há poucos dias ela esteve em nosso gabinete do senado, em Brasília, em busca de recursos e apoio para o enfrentamento dessa pandemia que assola o mundo. Mesmo expondo-se ao risco de contaminação, lutou bravamente para melhorar as condições de atendimento ao povo tocantinense. É mais uma guerreira que tomba no campo de batalha. Peço a Deus que a acolha para o descanso eterno e conforte familiares e amigos.

Eduardo Gomes
Senador e líder do governo no Congresso

ATM

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Diogo Borges, lamenta com profundo pesar o falecimento da Secretária Municipal de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, vítima da Covid-19. Ela veio a óbito no dia de hoje, 18, após uma piora em seu quadro de saúde.
Que Deus possa confortar amigos e familiares neste momento de imensa dor.

Diogo Borges
Presidentes da ATM

André Gomes

Foi com imensa tristeza, dor e lamentação que recebi a notícia sobre o falecimento da secretária de Saúde de Palmas, Valéria Silva Paranaguá. Técnica e experiente na área, Valéria estava desde agosto do ano passado liderando a pasta da Saúde nessa guerra contra a Covid-19, mas infelizmente não resistiu ao contrair a doença, que é cruel e não perdoa ninguém. O nosso muito obrigado a ela.

Lamentavelmente, hoje completa um ano da pandemia em Palmas e mais de 300 vidas perdidas na nossa cidade. Meus sentimentos a todas as famílias. Que Deus console a todos nós.

André Gomes, vice-prefeito de Palmas

SES-TO

Foi com imensa consternação que o secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini, recebeu a notícia do falecimento da secretária municipal da saúde de Palmas, Valéria Silva Paranaguá, ocorrido nesta quinta-feira, 18, em decorrência da Covid-19.

No mesmo sentimento do gestor, todos os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) lamentam profundamente a notícia, pela perda irreparável do ser humano extraordinário e da profissional exemplar, sempre comprometida com desenvolvimento do Sistema Único de Saúde (SUS), no Tocantins.

Formada em Serviço Social e especialista em Epidemiologia, Valéria ingressou no quadro de pessoal da SES, através de concursos público, em 1994, onde atuou em diversos cargos até aposentar em 2019. Apesar da aposentadoria, a servidora seguiu com o seu legado de excelente profissional, com notáveis serviços prestados em prol do melhoramento e na defesa do SUS, em Palmas, sua última brilhante atuação.

Aos familiares, amigos, colegas de trabalho a SES externa os mais sinceros sentimentos de dor, dos quais comunga neste momento difícil.

Palmas, 18 de março de 2021

Secretaria de Estado da Saúde

Governo do Tocantins

Mauro Carlesse

Com grande tristeza, recebi a notícia do falecimento da secretária  de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, nesta quinta-feira, 18, em decorrência de complicações causadas pela Covid-19.

Valéria Paranaguá era servidora pública aposentada do Estado do Tocantins e, desde 2020, atuava na Secretaria Municipal de Saúde da Capital, onde, desde agosto daquele ano, ocupava o cargo de Secretária da Saúde.

Com 31 anos de excelentes serviços prestados à saúde, Valéria Paranaguá deixa um legado ímpar de amor e dedicação ao aprimoramento e à qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.

Nesse momento de tristeza e dor, rogo para que o Espírito Santo de Deus console os corações de seus familiares, amigos e colegas de profissão que, certamente, sentem a partida prematura de Valéria Paranaguá. A todos, os meus sinceros sentimentos.

Mauro Carlesse
Governador do Estado do Tocantins

Vanda Monteiro

É com imensa tristeza que soubemos do falecimento da secretária municipal de saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, ocorrido nesta quinta, 18. Valéria é mais uma vítima da Covid-19 no Tocantins.
Valéria Paranaguá atuava também como Diretora Administrativa Adjunta do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO) e deixa um legado de atuação pela saúde do município e trabalho pelo Tocantins.
Lamentamos profundamente mais essa perda. Pedimos a Deus em oração que ele console familiares e amigos.
Clamamos ainda ao nosso poderoso Deus que proteja as famílias do Tocantins e do mundo desta doença que já matou milhares de pessoas.
Descanse em paz!
Deputada estadual Vanda Monteiro e família 🖤

Dulce Miranda e Marcelo Miranda

Estamos extremamente tristes com a notícia da morte da nossa amiga e secretária municipal de Palmas, Valéria Paranaguá, nesta quinta-feira, 18, na Capital. Valéria era uma das grandes mulheres deste Estado, onde sempre contribuiu na área da saúde e da assistência social com políticas públicas que resultassem em qualidade de vida para a população.

Sua capacidade técnica foi conhecida na Secretaria Estadual da Saúde, prefeituras de Araguaína, Lajeado e por último Palmas, onde já estava desenvolvendo uma excelente condução junto à pandemia, vírus da qual ela não resistiu.

A conhecíamos há mais de 30 anos, e, para além de muita competência, essa mulher era de um coração e humanidade que não cabiam em si. Estamos sem chão, chocados e entristecidos.

Rogamos ao nosso Pai o acolhimento do espírito da Valéria, e que a Sua misericórdia e compaixão estejam com a família Paranaguá que recentemente teve mais uma perda trágica, com a mãe da Valéria.

Nossos mais honrosos sentimentos,
Deputada Federal, Dulce Miranda e Marcelo Miranda

Ronaldo Dimas

Infelizmente, tomei conhecimento, agora há pouco, do falecimento da secretária municipal de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, vítima da Covid-19.
É muito triste ver uma gestora empenhada em combater os males da pandemia perder a vida dessa forma, durante o exercício de sua função e trabalhando para salvar o maior número de pessoas possíveis.
Expresso aqui meus sinceros votos de força e solidariedade a todos os familiares e amigos de Valéria, bem como a todos os integrantes da Prefeitura de Palmas.
Nesse momento de profunda dor, peço a Deus para que todos os corações possam ser confortados o quanto antes!

Ronaldo Dimas
Presidente estadual do Podemos

Professor Júnior Geo

Recebi com tristeza a notícia do falecimento da Secretária Municipal de Saúde de Palmas, Valéria Silva Paranaguá, ocorrido nesta quinta-feira, 18, em decorrência de complicações da Covid-19. Com vasta experiência em saúde pública, a gestora têm serviços prestados pela saúde do nosso estado.

Neste momento de luto, estendo meus sinceros sentimentos aos amigos, familiares e à todos os servidores da secretaria. Peço a Deus que conceda conforto ao coração daqueles que sentem a dor da sua partida, para que juntos possam superar essa triste perda.

Professor Júnior Geo
Deputado Estadual

Vicentinho Júnior

Lamentamos profundamente a morte, nesta quinta-feira, 18, da secretária municipal de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá. Prestamos as nossas condolências neste dia de dor para familiares e amigos, e pedimos a Deus que a receba em seu novo Lar, confortando aqui na terra, os corações dos que ficam e sentem a sua perda. Estendo nossa solidariedade a todas as famílias tocantinenses, que sofrem pela perda seus entes à Covid-19.

Vicentinho Júnior
Deputado Federal

Defensoria Pública

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins externa seu pesar pelo falecimento de Valéria Paranaguá, secretária municipal de saúde de Palmas. Ela faleceu na tarde desta quinta-feira, 18, vítima de covid-19, deixando familiares, amigos e colegas de trabalho em profunda tristeza pela perda.

Valéria estava à frente da Secretaria Municipal de Saúde desde agosto do ano passado. Em todas as atuações da Defensoria frente a pandemia, membros e servidores encontraram em Valéria uma profissional disposta, qualificada e, sobretudo, humana.

Em fevereiro deste ano, ela foi diagnosticada com covid-19. Foi internada e, na tarde de hoje, não resistiu à doença. Valéria tinha 58 anos e atuava fortemente em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Defensoria Pública se solidariza, também, com todos os profissionais da área da saúde, incansáveis no combate e enfrentamento à pandemia, especialmente, neste momento, com os profissionais da saúde do município de Palmas, onde Valéria Paranaguá já havia atuado como servidora de carreira, tendo se aposentado como funcionária pública da Secretaria Municipal de Saúde. Na Secretaria ela deixa colegas de trabalho e também muitos amigos.

Defensoria Pública do Estado do Tocantins

SEBRAE TO

É com muita consternação que recebemos a notícia do falecimento da secretária municipal de saúde de Palmas, Valéria Silva Paranaguá, ocorrido nesta quinta-feira, 18, vítima da Covid-19. Palmas perde uma grande guerreira e excelente profissional dedicada à saúde pública.

Os dirigentes do Sebrae e seus colaboradores manifestam suas sinceras condolências aos familiares e amigos e esperam que todos encontrem o consolo nesse momento de dor.

Rogério Ramos – Presidente do Conselho Deliberativo

Moisés Gomes – Superintendente

Eliana Castro – Diretora Técnica

Jarbas Meurer – Diretor de Administração e Finanças

Dirigentes do Sebrae Tocantins

Amigas Sônia e Perciliana

O Tocantins perde uma grande técnica do seleto grupo intelectual da saúde pública, ajudou a construir o SUS a nível estadual e colaborou muito nas políticas de saúde pública a nível federal, ocupou cargos de relevância na SES-TO, COSEMS e SMS de Palmas, onde respondia pela pasta da saúde. Profissionalmente preparada para responder todos os cargos que lhe foram confiados.

Exerceu com maestria, competência científica, técnica, conhecimento, humanização, ética e respeito aos seus pares na jornada da defesa as políticas de saúde pública do SUS, priorizando sempre a população que dela depende.
Amiga Valéria,

Sempre dialogamos, construímos, concordamos e discordamos, ensinamos e aprendemos juntas, sem perder o norte dos objetivos plurais, prezandos pelo cumprimento das Diretrizes e Princípios do SUS, fazendo com que fosse exercido o direito de saúde e cidadania, consoante a Constituição Federal 1988, da qual fomos defensoras e protagonista da sua efetividade.

Hoje Valéria, você nos deixa de corações partidos, mas com a certeza que a sua proposta como trabalhadora do SUS foi realizada.

Deus possa te receber em festa triunfal. Aqui fico: rezando, orando, acreditando que terás muitos propósitos bons para NÓS da SES-TO.,
Hoje choramos com a tua partida, mas agradecidos por fazer parte da tua amizade..

Amigo para sempre é que NÓS iremos ser……, na primavera ou em qualquer das estações….nas horas tristes ou nos momentos de prazer…. amigos para Sempre…
Segura na mão de Deus é vá…

Sônia Bezerra Toscano., Perciliana Bezerra.

Wanderlei Barbosa

Manifesto meu profundo pesar pelo falecimento da secretária de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, ocorrido nesta quinta-feira, 18.

Valéria tinha 58 anos, era uma mulher guerreira, forte e que muito contribuiu com o Tocantins na área da saúde e assistência social. Ela era especialista em epidemiologia, assumindo a Secretaria Municipal da Saúde de nossa capital em 2020. Efetiva, Valéria atuou também na Secretaria de Estado da Saúde em 1994, onde ocupou diversos cargos até se aposentar em 2019.

Neste momento de luto e tristeza, externo as mais sinceras condolências aos familiares e amigos, desejando que Deus conforte e console seus corações.

Wanderlei Barbosa

Vice-governador do Tocantins

Câmara de Palmas

Com profundo pesar, a Câmara Municipal de Palmas, vem a público, em nome de sua Presidente Professora Janad Valcari, e demais vereadores, manifestar a família enlutada o mais profundo sentimento de pesar pelo falecimento da Secretária Municipal de Saúde de Palmas,Valéria Silva Paranaguá, ocorrido nesta quinta-feira, 18, em decorrência da Covid-19.

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Maranhão e mestre em Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia, pelo Instituto Superior de Ciências Médicas de La Havana (Cuba). A gestora passou pela Secretaria de Saúde do Tocantins como superintendente e já foi secretária de Lajeado.

Neste momento de dor, o Parlamento Municipal, se solidariza com seus familiares e amigos, e expressa as mais sinceras condolências pela perda.

Palmas, 18/03/2021

Professora Janad Valcari

Presidente da Câmara Municipal

CRESS-TO

O Conselho Regional de Serviço Social do Tocantins (CRESS/TO) lamenta, profundamente,  a morte da Secretária de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, devido complicações da Covid-19.

A secretária era graduada em Serviço Social e mestre em Saúde Pública, com foco em Epidemiologia. Foi chefe de Divisão de Saúde Comunitária de Araguaína, em 1992, e atuou, também, na Secretaria Estadual de Saúde Do Tocantins (Sesau), de 1995 a 2016, como superintendente de Atenção e Promoção à Saúde.

O CRESS presta toda solidariedade à família e se coloca à disposição neste momento de imensa dor.

Audifisco

Com profundo pesar, recebi a notícia do falecimento da Sra. Valéria Paranaguá, Secretária Municipal de Saúde, ocorrido na tarde desta quinta-feira, 18.
Meus sentimentos e votos de solidariedade à família e aos amigos da Secretária de Saúde.
Jorge Couto –
Presidente do Sindare e Audifisco

Sintras

Foi com muita tristeza que soubemos do falecimento da secretária de saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, na tarde desta quinta-feira, 18, em decorrência da Covid-19.

Reconhecíamos em sua pessoa uma guerreira, defensora do SUS e que deixou grande contribuição para o município de Palmas e ao Estado do Tocantins.

A família SINTRAS-TO uni com os seus familiares e todos que sofrem pela sua partida e rogamos ao Pai Celeste que a receba para a vida eterna.

 

Manoel Pereira de Miranda

Presidente – Sintras-TO

 

Palmas Medical e Santa Helena

O Hospital Palmas Medical e Santa Thereza lamentam a morte da secretária municipal da Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, ocorrida nesta quinta-feira, 18, vítima de complicações causadas pela Covid-19.

Oferecemos um abraço fraterno neste momento de dor e sofrimento. Manifestamos nosso mais profundo sentimento de solidariedade aos amigos e familiares. Que Deus conforte o coração de todos.

Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco

Consternados, recebemos nesta quinta-feira, 18, a notícia do falecimento da Secretária de Saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, vítima da Covid-19.

Neste momento tão doloroso, rogamos a Deus para que dê forças aos familiares e amigos, especialmente para sua irmã Heleusa Paranaguá, para que todos tenham como lenitivo a esperança da ressurreição.

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”. João 3:16

Lázaro Botelho e Valderez Castelo Branco

 Tribunal de Contas do Tocantins

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) lamenta a morte de Valéria Paranaguá, secretária municipal da Saúde da Prefeitura de Palmas. Servidora pública que atuou por anos no Sistema Único de Saúde e também na Secretaria de Estado da Saúde.

Valéria estava internada em um hospital da Capital e, nesta quinta-feira, 18, faleceu vítima de complicações causadas pela Covid-19.

À família, amigos e à prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, por essa inestimável perda, as sinceras condolências desta Corte.

Tribunal de Contas do Tocantins

Nota de Pesar 
O Ministério Público do Tocantins vem a público externar seu profundo sentimento de pesar pelo falecimento da secretária de saúde do município de Palmas, Valéria Paranaguá, ocorrido nesta quinta-feira, 18 de março.
Valéria desempenhou papel importante no enfrentamento da pandemia na capital tocantinense. Ela lutava contra as complicações da Covid-19 há cerca de duas semanas e não resistiu à doença.
Especialista em epidemiologia, Valéria Paranaguá assumiu a Secretaria Municipal de Saúde em agosto de 2020. Antes, ocupou o cargo de superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.
O Ministério Público do Tocantins solidariza-se com os amigos e familiares, neste momento de dor.
Palmas, 18 de março de 2021

Ministério Público do Tocantins

O Ministério Público do Tocantins vem a público externar seu profundo sentimento de pesar pelo falecimento da secretária de saúde do município de Palmas, Valéria Paranaguá, ocorrido nesta quinta-feira, 18 de março.
Valéria desempenhou papel importante no enfrentamento da pandemia na capital tocantinense. Ela lutava contra as complicações da Covid-19 há cerca de duas semanas e não resistiu à doença.
Especialista em epidemiologia, Valéria Paranaguá assumiu a Secretaria Municipal de Saúde em agosto de 2020. Antes, ocupou o cargo de superintendente de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.
O Ministério Público do Tocantins solidariza-se com os amigos e familiares, neste momento de dor.
Palmas, 18 de março de 2021
MPTO

Capim Dourado Shopping

O Capim Dourado Shopping se solidariza com o falecimento da secretária de saúde de Palmas, Valéria Paranaguá. Nossas condolências aos familiares, colegas servidores públicos da saúde e amigos neste momento de profunda dor.

Osires Damaso

Gostaria de me solidarizar com os familiares e amigos de Valéria Paranaguá, secretária de Saúde de Palmas, que faleceu nesta quinta-feira devido a complicações da Covid-19. Triste coincidência o seu falecimento um ano após o início da pandemia no país.
Que nesse momento de tamanha dor e tristeza, nosso Pai Maior possa derramar bênçãos e confortar os corações de seus amigos e familiares.
Deputado Federal Osires Damaso

Deputado Vilmar

Recebemos com bastante tristeza a notícia do falecimento, ocorrido nesta quinta, 18, da servidora aposentada da secretaria de saúde do Estado e atual secretária municipal de saúde de Palmas, Valéria Paranaguá, 58 anos, após 18 dias em tratamento na UTI por complicações da Covid.

Com vasta experiência e qualificação na área de gestão de saúde, Valéria deixa seu legado de competência e trabalho nos mais de 30 anos de serviço prestado na área. Em sua última grande missão, somou forças na luta contra a maior pandemia da história moderna, que infelizmente ceifou sua vida.

Neste momento tão difícil, rogamos a Deus que traga o consolo a toda a família, que há oito dias também perdeu a mãe de Valéria, Eda Paranaguá, para a mesma doença.

Deputado Vilmar

Presidente Estadual do Solidariedade

Sair da versão mobile