Ícone do site Gazeta do Cerrado

Mães fazem abaixo assinado para que parquinho inclusivo seja criado em Palmas

(Acervo Pessoal)

Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado

Em tempos de inclusão, algumas mães de Palmas criaram um abaixo assinado online para que a Prefeitura instale um parquinho para crianças que possuem algum tipo de necessidade especial na capital. Elas estão na luta desde 2016 mas a demora para encontrar um espaço adequado, fez com que um empresário desistisse da doação dos brinquedos que seriam colocados no parque.

Adriana Gomes de Moraes é agrônoma e mãe de uma criança portadora de necessidades especiais. Ela faz parte da Ong Anjo Azul, referência na ajuda, cuidado e acompanhamento de crianças com algum tipo de necessidade especial.

Isadora, filha de Adriana é portadora de múltiplas deficiências como, hidrocefalia, microcefalia, paralisia cerebral, epilepsia, síndrome genética não especificada e bronquite obliterante, isso faz com que a criança necessite de um espaço adaptado na hora de brincar.

A agrônoma contou que no Brasil não existe uma norma específica para parquinhos e que ela mesma fez um parâmetro criado por normas de outros países, como por exemplo o Canadá.

“O que eu fiz foi colocar os parâmetros de medida, piso, tipo de caminho adequados aos parquinhos a serem licitados mas não sei se será acatado”, disse à Gazeta.

“A ideia é que seja criado um parque para essas crianças frequentarem, mas a prefeitura está fazendo uma licitação de parquinho adaptado, somente para cadeirantes e esse não é intuito. O intuito é que crianças com todos os tipos de necessidades ou não possam brincar em um mesmo lugar para que haja interação de todos”, contou a mãe de Isadora.

Em nota, a Prefeitura de Palmas se limitou a dizer que finalizando o processo de aquisição dos parquinhos inclusivos a serem instalados na Capital, mas não informou quando esse processo será finalizado.

Para acessar o abaixo assinado pedindo que o parque inclusivo seja criado é só acessar o site http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR96258 e ajudar a causa.

(Reprodução)

Sair da versão mobile