Com foco na construção de um trânsito mais seguro, a Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), deu início na sexta-feira, 30, às ações do movimento Maio Amarelo, que neste ano destaca a necessidade do respeito mútuo, com o tema: ‘No trânsito, sua responsabilidade salva vidas’. As primeiras atividades de conscientização na Capital foram realizadas no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues e nas imediações da Feira da 304 Sul.
Neste ano, as ações estão contando com a participação dos novos integrantes da equipe de Educação Para o Trânsito: o divertidíssimo ‘Pereirinha’ e a simpática ‘Vidinha’. Os personagens conquistaram o carinho do público de todas as idades e reforçam a necessidade de os condutores respeitarem o uso da faixa de pedestres, durante a atividade na Feira da 304 Sul.
“No trânsito, todo cuidado é pouco”, destacou a titular da Sesmu, coronel Alaídes Pereira Machado, ressaltando que as ações da campanha do Maio Amarelo são de fundamental importância para a construção de um trânsito com uma boa convivência e respeito mútuo entre os pedestres, ciclistas e os condutores e, assim, preservar vidas.
A superintendente de Trânsito e Transporte, Valéria Oliveira, lembrou que o Maio Amarelo tem um significado especial para os agentes públicos que trabalham diariamente na luta para a redução dos acidentes viários com vítimas graves e fatais. “É o momento em que aproveitamos para intensificar as discussões com todos os setores da sociedade e, juntos, fazermos do trânsito um local mais seguro e harmônico, garantindo a todos o direito de ir e vir em segurança”, destacou.
Movimento
Durante todo o mês, as equipes da Educação Para o Trânsito da Sesmu, em conjunto com demais parceiros, desenvolverão atividades de conscientização. Os trabalhos serão executados respeitando todas as orientações de preservação à Covid-19.
O Maio Amarelo é uma campanha internacional de conscientização, que nasceu em 2014, com a missão de chamar a atenção da população para as elevadas taxas de mortes e feridos no trânsito, bem como promover ações para a preservação da vida.
Fonte – Secom Palmas