Ícone do site Gazeta do Cerrado

Maior evento da cultura gospel do Brasil atrai caravanas de outros estados

Conhecida por moradores de outras cidades como a Capital da Fé, Palmas já possui uma cultura consolidada durante o feriado de Carnaval, quando os eventos Gospel movimentam a cidade, e a cada ano atrai um número maior de turistas que vêm à cidade em busca de renovação espiritual e atraídos pela grande festa popular, promovida pela Gestão Municipal.

 

Em sua terceira edição, o Palmas Capital da Fé, maior evento da cultura Gospel do Brasil, vem para fortalecer essa vocação da cidade que já recebe mais de 10 eventos religiosos, entre encontros, congressos e retiros, que em sua maioria é voltada para o público jovem.

 

“Cremos que o Capital da Fé veio para fortalecer ainda mais algo que já é forte em nossa cidade. Temos visto com o passar dos anos o evento criando cada vez mais visibilidade e somando força com as igrejas que tanto tem cooperado com nossa cidade. Esperamos que esse evento continue sempre fortalecendo mais ainda essa cultura cristã”, enfatiza o pastor da Igreja Videira, Neto Guimarães.

 

Para não prejudicar o fluxo tanto nos encontros religiosos quando no Capital da Fé, os organizadores adequaram os horários para que os jovens pudessem participar de ambos os eventos. O organizador do Rebanhão, Renato Gonçalo, conta que a programação do evento de sua comunidade encerrará sempre às 18h30. “Teremos a participação do cantor Eros Biondini que estará na programação do Capital da Fé, e encerraremos sempre às 18h30, para que todos que participarem tenham tempo para ir aos shows do Circuito Capital da Fé”.

 

Em reunião com os líderes evangélicos e católicos, o presidente da Agência Municipal de Turismo, Cristiano Rodrigues, assumiu o compromisso de que os artistas que atraem maior público só subirão ao Palco após às 22 horas. “Queremos que os jovens tanto possam participar dos congressos, quanto do Capital da Fé. Um evento fortalece o outro”.

 

Caravanas

 

Já se organizam para virem para os eventos da cultura Gospel em Palmas, de 24 a 28 de fevereiro, turistas e caravanas do interior do Estado e de estados vizinhos. “Essa é quarta vez que participamos do retiro Sementes do Verbo e já faz parte da programação dos jovens da nossa comunidade participar do Capital da Fé”, conta Mário Morais, um dos organizadores da caravana de sete ônibus que vem dos estados do Pará e Maranhão.

 

Amanda Lima, de Santa Luzia (MA), vai percorrer mil quilômetros para participar pela terceira vez do Capital da Fé. “Aqui (no Maranhão), os jovens chamam Palmas de a Capital da Fé. Em 2015, fui para o Acampamento Semente do Verbo, e ficamos impressionados com o evento da Prefeitura, e sem dúvida os shows motivam a ir para o acampamento em Palmas. Pois após a programação da nossa comunidade, vamos sempre para os shows”.

 

Eventos religiosos

 

Realizados pelas igrejas evangélicas e católicas, já são 14 eventos confirmados para acontecerem durante o período de Carnaval na Capital. São eles: Holyfest da Igreja Videira, Umadep – Congresso de União de Mocidades e Adolescentes da Assembleia de Deus de Palmas, no Espaço Cultural; Restaurando Vidas – Congresso de adolescentes, jovens e senhoras, na ATTM; Comadec – Congresso de Missões das Assembleias de Deus de Palmas, Ginásio Ayrton Senna; Rebanhão – Organizado pela Renovação Carismática Católica, salão da Paróquia São José; EMEP – Encontro da Mocidade Evangelista da Igreja Assembleia de Deus Madureira de Palmas, no ginásio do CEULP/ULBRA; Coimadetins Jovens 2017, Igreja Assembleia de Deus Arse 81; Tremendão – Igreja de Cristo; Retiro Igreja da Bênção; Sheknah, organizado pela Igreja Nova Aliança ; Retiro Âncora da Alma, na Escola Antônio Benedito; Festival nos Braços do Pai, organizado pela Comunidade Católica Sementes do Verbo; Acampamento Àgape; e Acampamento Shalom.

 

Já tradicional na Capital, o Encontro da Mocidade de Palmas está em sua 15ª edição e é realizado pelas Assembleias de Deus do Ministério de Madureira de Palmas. Neste ano será realizado no Ginásio Poliesportivo do CEULP/ULBRA, na Avenida Teotônio Segurado em frente ao Estádio Nilton Santos, onde será realizado o Capital da Fé. A organização estima receber um público é de cinco mil pessoas por noite. O EMEP acontece de 25 a 28 de fevereiro, e inicia às 18h30.

 

O Holy Fest 2017 é um evento promovido pela Igreja Videira em Palmas, e acontece de 24 a 28 de fevereiro. Durante os cinco dias serão ministradas palavras para crianças, adolescentes e jovens. A igreja também promoverá olimpíadas esportivas paralelas às programações espirituais. A organização espera mais de duas mil pessoas durante os dias da programação.

 

Organizado pela Renovação Carismática Católica de Palmas, o Rebanhão acontecerá na Paróquia São José de Palmas, nos dias 25 e 26 de fevereiro, com início às 14 horas. O encontro é livre para todas as pessoas que quiserem participar.

 

Voltado ao público de jovens de 16 a 30 anos, o Festival nos Braços do Pai recebe mais de 500 jovens vindos de várias partes do País. O retiro é organizado pela Comunidade Católica Sementes do Verbo e a programação é composta de momentos litúrgicos e de orações, como também atividades artísticas, formações humanas (fóruns formativos), e saídas para o evento Palmas Capital da Fé.

Sair da versão mobile