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Maior obra de infraestrutura do TO: os benefícios para vários setores e o que diz a população portuense

Inaugurada em um mega evento nesta sexta-feira, 14, a nova Ponte de Porto Nacional Prefeito Antônio Poincaré de Andrade conta com 1.088 metros de extensão e encabeçamentos de 200 metros em cada lado, totalizando 1.488 metros de comprimento. A edificação foi construída com um investimento de R$ 180 milhões do Governo do Tocantins em parceria com o Banco de Brasília. A ponte é a maior obra de infraestrutura no Estado. A expectativa é que agora, com a ponte, vários setores ganhem mais impulso no Tocantins.

A entrega para a população foi comemorada pelo governador Wanderlei Barbosa, pois esta representa o compromisso da gestão com o desenvolvimento da cidade e de todo o Estado, nos mais diversos setores. “Hoje estamos inaugurando uma ponte que vai melhorar o setor produtivo, e causar o avanço da população de Porto Nacional e de todo o Tocantins. Essa é uma importante obra para o agronegócio, para o comércio e para a mobilidade das pessoas. A entrega representa um cuidado que temos com o nosso povo, pensando sempre em melhorar a vida do tocantinense”, pontuou o chefe do estado executivo, Wanderlei Barbosa.

Impulsionamento da economia 

A expectativa é que agora, com a ponte, vários setores ganhem mais impulso no Tocantins. A exemplo do agronegócio, que passará a possuir maior competitividade dos produtos, com a redução dos custos e do tempo de transporte. Com isso, a nova estrutura não apenas conectará diferentes regiões do Tocantins, mas também fortalecerá a integração entre elas, estimulando o comércio e o intercâmbio de bens e serviços. “Para a indústria, a melhoria da logística representa um atrativo para novos investimentos, diversificando a economia e gerando empregos. O comércio também será impulsionado, com a facilitação do fluxo de mercadorias e o fortalecimento do setor de serviços”, frisou o titular da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima.

Com o funcionamento da ponte, a região sudeste do Estado poderá acessar a margem direita do Rio Tocantins. “Desse modo, toda a produção que vem de Santa Rosa e de Porto Nacional ficará bem mais próxima das empresas que compram, porque tudo será escoado mais facilmente. Além disso, no sudeste do Estado fica um importante polo de produção de calcário, elemento importante para o plantio de várias culturas no Tocantins. Serão diretamente beneficiadas as cidades de Porto Nacional, Brejinho, Paraíso, Miranorte, Barrolândia e Dois Irmãos, uma vez que será possível atravessar a ponte em carretas com maior volume de carga, dando condições para que essa região do Estado receba mais insumos”, pontuou o gestor da Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), Jaime Café.

“Após essa inauguração, a nova ponte de acesso, além de permitir a melhoria do transporte, beneficia toda a população não só de Porto Nacional, mas também todos que chegam via terrestre ao Estado para visitar nossos atrativos. Essa obra vai ainda contribuir para o fomento de toda a cadeia do turismo, gerando mais oportunidades de empregos e renda, e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Tocantins”, considerou o Secretário do Turismo (Setur), Hercy Filho.

População contente  

A solenidade na ponte contou com o ato simbólico da abertura, com o acendimento das luzes, caminhada por todo o percurso e descerramento da placa. Após isso, foram iniciadas apresentações culturais de artistas nacionais e locais.

Barbara Tomáz Sousa é moradora e comerciante de Porto Nacional. Ela diz que a inauguração da ponte vai causar impacto positivo direto em sua rotina de trabalho e forma de atendimento. “Antes, com o fluxo menor de consumidores, era servido uma quantidade baixa de refeições por dia. Agora já estamos nos programando para aumentar isso, passando a oferecer comida por quilo, no buffet, e não só pratos feitos”, assentiu a representante do setor comercial.

O caminhoneiro Belchior Tavares França disse emocionado que a ponte agora vai otimizar muito sua rotina de trabalho. “Não ter que usar a balsa, agora com a ponte, irei diminuir 1h30min do meu percurso na ida e na volta. Então sou muito grato mesmo, porque agora conseguirei fazer tudo com menos tempo”, declarou o profissional.

Antiga ponte

A nova ponte substitui a antiga estrutura e elimina a necessidade de balsas para a travessia. Com 1.088 metros de extensão e encabeçamentos de 200 metros em cada lado, a ponte totaliza 1.488 metros de comprimento. Construída com 90 vigas, esta é a maior obra de infraestrutura no Estado, com um investimento de R$ 180 milhões do Governo do Tocantins em parceria com o Banco de Brasília e com contrapartida do Estado.

Construída entre os anos de 1976 e 1979, a antiga ponte de 900 metros liga o tráfego da TO-050, pelo trevo da TO-255, com a TO-070 até a BR-153. Por causa de danos estruturais, o trânsito pesado foi limitado e os veículos que ultrapassam 30 toneladas de peso não podem usar a estrutura. Para chegar à capital, veículos que ultrapassam o limite de peso imposto por meio de decreto precisavam passar por uma balsa ou seguir para Luzimangues.

Fotos: Antônio Gonçalves/Governo do Tocantins

Drone: Tomaz Neto/Governo do Tocantins

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