Ícone do site Gazeta do Cerrado

Mais de 1,2 mil cirurgias eletivas foram realizadas em junho no TO

Equipe médica – Foto – SES

“Eu não conseguia trabalhar, devido o problema que eu tinha e hoje estou muito agradecida, pois a cirurgia foi maravilhosa” relatou a paciente Maria Soneide Rodrigues dos Santos, moradora de Jaú do Tocantins, que desde 2017 aguardava uma cirurgia ginecológica e realizou no Hospital Regional de Miracema. A paciente é uma das 1.288 vidas transformadas no mês de junho, realizadas na rotina dos hospitais geridas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO);  pelo Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins; por meio de convênios com municípios e através de hospitais privados contratualizados.

Assim como Maria Soneide, a Maria Valdinete Pereira de Sousa, moradora de Palmas, também foi contemplada com uma cirurgia em junho e falou da alegria em ser atendida. “Graças a Deus eu realizei minha cirurgia que esperava desde 2016. Só tenho a agradecer ao Governo do Estado e ao secretário, por este programa que nos permitiu fazer a cirurgia e voltar a ter saúde”, afirmou.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, “a marca do mês de junho, vem se repetindo em todo o ano de 2023, quando nossas equipes ultrapassaram os mil procedimentos mensais. Vale destacar que do total de 8.154, 5755 foram feitos nos hospitais estaduais. Esse saldo positivo porque mostra o comprometimento dos profissionais de saúde em levar bem-estar para a população. Até junho, realizamos 76% do total de procedimentos feitos em 2022, que foram 10.712. Isso significa mais qualidade de vida dos tocantinenses, meta repassada pelo nosso governador Wanderlei Barbosa e abraçada por todos”.

A ampliação das cirurgias se deu com a descentralização dos serviços, onde as cirurgias referenciadas para os grandes centros, com baixa complexidade, são realizadas em hospitais do interior. Desta forma, pacientes de Palmas são encaminhados para Miracema; de Gurupi, para Alvorada e de Araguaína, para Guaraí e Arapoema.

Com a medida, mais de 200 pacientes, que estavam aptos, já saíram da fila de espera. “tem sido gratificante contribuir para a melhora da qualidade de vida de tantas pessoas, não apenas da nossa região. Pois temos uma boa estrutura e conseguimos atender mais que a demanda diária”, afirmou a diretora geral do Hospital Regional de Miracema (HRM), Maria da Penha Bandeira.

“Conseguimos atender mais de 80 pacientes da fila de Araguaína e estamos à disposição para ampliar o atendimento. Nossas equipes estão motivadas e o secretário Afonso tem nos dado todo o suporte, bem como o Hospital Regional de Araguaína e a secretaria de saúde daquele município. Isso é gratificante, por ver as pessoas retomando suas vidas, com saúde”, destacou Cláudio Reis, diretor geral do Hospital Regional de Guaraí.

Em 2023, os três hospitais estaduais que mais se destacaram foram: o Hospital Geral de Palmas (1.076); o Hospital Regional Guaraí (517) e o Hospital Regional de Araguaína (475). Dentre os hospitais municipais os três primeiros colocados são:  Cristalândia (294); Tocantinópolis (266) e Sítio Novo do Tocantins (264).

Fonte – Ascom SES

Sair da versão mobile