Ícone do site Gazeta do Cerrado

Mais de 1,8 mil mudas são plantadas nas regiões Sul, Norte e Centro da Capital

(Foto: Luciana Pires)

Arborizar áreas disponíveis em escolas e suas proximidades, propiciando conforto térmico e outros benefícios provenientes da cobertura vegetal. Com este objetivo, o projeto Pé de Sombra já plantou 1805 mudas de árvores nativas e frutíferas nas regiões Centro, Sul e Norte do Município, propiciando a formação de arvoredos em locais parcial ou totalmente desmatados.

O trabalho tem início com o levantamento das condições de cada lugar, para definição da quantidade e espécies mais adequadas de acordo com os critérios do Plano de Arborização de Palmas. O plantio também é feito contemplando as melhores condições para o desenvolvimento e formação da planta, como dimensões da cova, adubação química e orgânica e, sobretudo, a época do plantio, coincidente com o período chuvoso.

Na Região Norte foram 940 mudas plantadas em 16 escolas e centros de ensino, além de suas adjacências como calçadas e praças. Na Região Sul, incluindo os distritos de Taquaruçu e Buritirana, foram mais 706 mudas com 20 escolas beneficiadas. No Centro, região que abriga o maior número de unidades de ensino da rede municipal, já foram contempladas seis das 32 escolas, em um total parcial de 159 mudas plantadas. O trabalho de plantio é desenvolvido em parceria entre a Fundação de Meio Ambiente e Secretarias Municipais de Infraestrutura e de Educação. Todas as mudas são produzidas no Viveiro Municipal.

“Iremos literalmente colher os frutos deste trabalho a médio prazo. A formação destas árvores beneficiará uma grande quantidade de pessoas além dos estudantes, professores e frequentadores das escolas. Contamos com a colaboração da comunidade para que estas árvores cheguem à idade adulta”, considera a presidente da FMA, Luciana Cerqueira.

Sair da versão mobile