Ícone do site Gazeta do Cerrado

Mais de 2.800 veículos foram roubados ou furtados no TO desde ano passado

Especial Gazeta

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO), o número de veículos roubados e furtados em todo Estado no ano de 2017 tende a ser menor que em 2016. No ano passado foram roubados 803 veículos e outros 1.410 foram furtados. Desse total, a SSP informou que foram recuperados 1.039 veículos no ano passado.

As estatísticas apontam relativa queda para esse ano, uma vez que foram registrados ate o mês de maio desse ano 155 roubos e 459 furtos, sendo que destes 268 veículos recuperados.

A Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (Derfrva), é responsável pela recuperação de 80 veículos apenas em 2017. Segundo o Delegado Rossílio Souza Correia, Titular da Derfrva, as cidades com maior incidência de furtos e roubos de veículos, são Palmas, Araguaína e Gurupi, e os modelos mais visados são Toyota Hilux, Pick up Fiat Strada, L200, Honda Civic e VW GOL.

O Portal Gazeta do Cerrado perguntou ao delegado como aumentar a segurança dos proprietários e condutores de veículos e ele deu algumas dicas: “condutores de veículos devem de preferência colocar os veículos em estacionamentos pagos, confirmar se todas as portas estão devidamente trancadas, acionar o alarme e travas e confirmar se estão funcionando e, se possível, colocar um rastreador particular no carro”, disse.

Recuperados

Para ter chances de reaver o veículo roubado ou furtado o proprietário do mesmo deve realizar algumas estrategias imediatamente após o ocorrido. A primeira coisa a fazer é ligar para o 190. A emergência da Polícia Militar, ira registrar a ocorrência no banco de dados da corporação e rapidamente as viaturas da área serão alertadas sobre a situação de seu veiculo. Ao ser acionada Polícia Militar também fará com que a Polícia Rodoviária local receba o comunicado de veículo roubado, o que é útil caso tentem levá-lo para outro município. Depois disso, é imprescindível fazer o boletim de ocorrência junto à Polícia Civil. Esse registro sinaliza aos órgãos de segurança sobre a situação do veículo, facilitando a devolução em caso de apreensão por órgãos como a Agencia Municipal de Transito ou Guarda Metropolitana, por exemplo.

Segurança

Nos dias de hoje existem algumas opções de segurança disponíveis no mercado para dificultar a vida dos bandidos. Se o seu veiculo for equipado com algum dos tipos de tecnologia a seguir as chances de reavê-lo podem aumentar.

Corta-corrente ou segredo

É um dispositivo que impede o veículo de dar a partida. É a tecnologia mais simples, alguns, por sinal, deixam que o veículo rode por um tempo antes de pará-lo, evitando confronto com os ladrões.

Rastreamento

Muito utilizado em frotas para monitorar seus veículos, o rastreamento pode ser usado para ajudar a polícia a localizar seu carro. Através de um sinal de satélite GPS, ele mostra a posição exata do automóvel naquele momento.

Bloqueador

O bloqueador é um dispositivo que impossibilita o funcionamento do motor, fazendo com que o carro pare e os criminosos tenham que deixá-lo para trás. Um dos pontos negativos dos bloqueadores é que eles não dão nenhuma assistência ou segurança, ficando a cargo do dono do veículo encontrá-lo.

Seguro

Uma das maneiras mais eficazes de recuperar seu veículo é deixando-o segurado. Algumas seguradoras oferecem a instalação de localizadores e, ao comunicar o sinistro, a busca do veículo é iniciada. O índice de recuperação, nesses casos, é bem alto e a seguradora dá todo o suporte para o proprietário, como traslado e acompanhamento no momento da retirada do veículo. Além disso, você conta com a certeza de ser ressarcido no caso de não conseguir reaver o automóvel.

Texto: (Colaborou Nielcem Fernandes)

Sair da versão mobile