Pioneiro na especialidade de cirurgia cardíaca, o Hospital Dom Orione (HDO), em Araguaína, comemora 20 anos do projeto de criação e organização deste serviço com mais de 5.000 pacientes operados e mais de 15.000 procedimentos de hemodinâmica.
Para celebrar esses números positivos para o Tocantins, o Hospital realizará um evento, direcionado aos pacientes que já passaram por esses procedimentos, na próxima sexta-feira, 29, a partir das 16h, no auditório do próprio hospital.
Serão ofertadas palestras com o intuito de orientar os pacientes recém-operados sobre os cuidados no pós-cirúrgico e, sobre a melhoria da qualidade de vida depois dos procedimentos. Os palestrantes serão os médicos cardiologistas, cirurgiões cardiovasculares, anestesiologistas e hemodinamicistas do próprio Hospital, afinal, o fato de terem acompanhado os pacientes nos procedimentos trará facilidade e aproximação para o aprendizado.
O médico cardiologista e especialista em cirurgias cardiovasculares, doutor Henrique Furtado, afirma que o conteúdo da palestra é de extrema relevância para quem já realizou cirurgias cardíacas e também para os que estão em preparo pré-operatório. “Nestes encontros, os pacientes recebem dicas e direcionamentos sobre a melhor forma de cuidar da saúde e como garantir uma recuperação rápida e eficiente. Serão abordados diversos temas, como a importância de uma alimentação mais saudável com menos frituras e, a necessidade de praticar atividades físicas de forma continuada. A orientação é de mudança de hábitos focada na melhoria da qualidade de vida do paciente”, apontou o cardiologista.
O evento continua a noite com uma conferência voltada para os profissionais da área. Serão três palestras para discutir e analisar os procedimentos de cirurgias cardíacas. A primeira abordará o tema ”Procedimentos de hemodinâmica realizados nestes 20 anos” e será ministrada pelo Hemodinamicista do HDO, Doutor Sandro O. Sacre. A segunda palestra vai discorrer sobre a “História da criação, procedimentos realizados e resultados no serviço de cirurgia cardiovascular no HDO” e será ministrada pelo professor do curso de medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT), professor doutor Henrique Furtado. A terceira e última temática que será trabalhada é sobre “Os novos procedimentos em cirurgia cardiovascular” e, será ministrada pelo cardiologista e cirurgião cardiovascular do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas de São Paulo (InCor), professor doutor José Honório de Almeida Palma da Fonseca.
O Hospital
O Hospital Dom Orione recebe e realiza procedimentos cardíacos em pacientes, vindos de diferentes estados do País. Através do convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital também atende pacientes de todo o Estado do Tocantins, desde que encaminhados através do Sistema de Regulação Estadual.