A preparação das seções de votação é um dos procedimentos finais para o segundo turno que acontece neste domingo, 27, em Palmas. Para o inédito segundo turno foram instaladas pelo cartório da 29ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) um total de 629 seções neste sábado, 26. As urnas eletrônicas estão distribuídas em 82 locais, e estarão aptas a receber os votos dos 209.524 eleitoras e eleitores.
Toda a estrutura e logística conta com o apoio de servidores, colaboradores, pessoas convocadas e demais envolvidos. A segurança e transparência do pleito são fundamentais para garantir a democracia e eleições legítimas por meio do voto.
O assessor jurídico do Juizado da Infância e Juventude de Palmas, Murilo Barreira Lustosa colabora como apoio ao processo eleitoral há oito anos. E expressa a satisfação em poder contribuir com a democracia.
“Eu trabalho aqui com a equipe de apoio desde 2016. De lá pra cá, venho trabalhando em todas as eleições. Acho muito importante a gente contribuir com a democracia. Apesar de ser uma atividade muito trabalhosa e custosa, pois a gente trabalha sexta, sábado e domingo, vários dias, mas é muito recompensador quando a gente se depara com o resultado final, que é de uma eleição mais rápida e de um trabalho bem feito no final de tudo”, declarou.
Carregamento das urnas
Nos preparativos finais, ao longo deste sábado as equipes realizaram o carregamento das urnas eletrônicas, juntamente com as cabines de votação, os terminais dos mesários e os cartazes informativos. Além da infraestrutura necessária para a montagem do ambiente de votação assegurando a privacidade do voto, como o papel pardo para cobrir as janelas transparentes das salas.
Vale destacar que esta eleição com 2º turno é inédita na história da capital do Tocantins, devido ter ultrapassado os 200 mil de eleitorado. Nas últimas eleições municipais de 2020, havia um total de 180.524 eleitores, que representa um aumento de 16,06% do eleitorado.