Ícone do site Gazeta do Cerrado

Mais de 220 produtos vencidos são apreendidos em estabelecimentos de cidade do norte do TO

Mais de 220 produtos vencidos foram apreendidos na Operação Pró-Consumidor realizada pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO), em conjunto com Procon Tocantins e demais órgãos no município de Colinas do Tocantins. As inspeções ocorreram entre 20 e 24 de junho.

Ao todo 17 estabelecimentos foram fiscalizados, como supermercados, açougues e restaurantes. A ação conjunta impediu que 221 produtos com o prazo fora da validade fossem comercializados.

“Estes alimentos retirados das prateleiras, poderiam colocar em risco a saúde dos consumidores. Emitimos oito autos de infração e as empresas têm 20 dias para apresentar defesa”, explicou Rafael Pereira Parente, superintendente do Procon Tocantins.

Produtos apreendidos

Foram apreendidos pelo Procon Tocantins 221 itens impróprios para o consumo, como produtos alimentícios, bebidas, de higiene pessoal e limpeza. Entre eles, presunto, bacon, frango, tempero, mortadela, picolé, leite condensado, farelo de aveia, açúcar mascavo, salsicha, linguiça, café, bombom, ração animal, maionese, margarina, cerveja, absorvente, desinfetante, água sanitária e alvejante.

Publicidade

Operação Pró-Consumidor

A Operação Pró-Consumidor também já foi realizada nos municípios de Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso Tocantins.

A ação faz parte da operação Pró-Consumidor, coordenada pelo MPTO, por meio do Centro de Apoio às Promotorias do Consumidor, da Cidadania, dos Direitos Humanos e da Mulher (Caoccid), que contou com a participação da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Vigilância Sanitária Municipal e Estadual, Procon Tocantins e Polícia Militar.

Os produtos vencidos apreendidos, foram descartados no aterro sanitário do município.

Denuncie

“O Procon Tocantins orienta que os consumidores fiquem atentos. Os mesmos devem observar atentamente o prazo de validade dos produtos antes de comprar. E em caso de qualquer alteração, formalizar a denúncia de imediato”, alerta o gerente de fiscalização, Magno Silva.

O consumidor que encontrar algo errado pode realizar sua denúncia por meio do Disque 151 ou o Whats Denúncia 99216-6840. Para formalizar a reclamação, o mesmo pode entrar no site www.to.gov.br/procon, preencher todos os campos e anexar os documentos solicitados.

Sair da versão mobile