Ícone do site Gazeta do Cerrado

Mais de 2,3 mil kg de carnes foram apreendidos em marcados de Palmas

Uma operação de fiscalização realizada em supermercados de Palmas apreendeu 41 tipos de produtos comercializados irregularmente. Entre os itens estavam mais de 2 mil quilos de carnes variadas. Segundo o Ministério Público do Tocantins (MPTO) foram lavrados autos de infração contra os estabelecimentos.

A operação Pró-Consumidor percorreu 43 estabelecimentos entre os dias 15 e 18 de fevereiro. Entre os produtos apreendidos estão carnes, laticínios, embutidos, ovos, mel, frutos do mar, pães e outros. Os alimentos que tiveram a maior quantidade apreendida foram:

  • Carne bovina – 1.329 kg
  • Carne suína – 741 kg
  • Linguiça – 187 kg
  • Pescados – 128 kg

 

Os alimentos foram apreendidos por estarem fora da data de validade, por falta de comprovação da origem, comercialização sem autorização e armazenamento incorreto. Os produtos considerados impróprios para o consumo foram descartados no aterro sanitário.

Já os alimentos com registro de origem e dentro do prazo de validade foram doados para o projeto Mesa Brasil – programa que combate a fome e o desperdício a partir de parcerias.

Além do MPTO, a operação contou com a Vigilância Sanitária Estadual e Municipal, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Polícia Militar e Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon).

Sair da versão mobile