Ícone do site Gazeta do Cerrado

Mais de 4,5 mil moradores ficam sem energia após carro derrubar poste na capital

Quase 4,5 mil clientes sofreram queda de energia em várias quadras de Palmas depois que um poste foi derrubado por um carro no início da noite deste sábado (5). A batida aconteceu na 208 Norte, por volta das 18h30, e chegou a causar um princípio de incêndio em vegetação.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram o poste quebrado na base e uma SUV parada ao lado com a frente bastante danificada. Não há informação sobre o estado de saúde do motorista ou sobre a causa da batida.

A Energisa informou que logo após a colisão 4.498 unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia interrompido. Os técnicos da concessionária fizeram manobras na rede e poucos minutos depois a energia foi restabelecida para cerca de 90% dos clientes.

Os mais prejudicados foram os moradores da própria 208 Norte, que ficaram sem energia até 3h da madrugada, quando o trabalho de substituição do poste foi concluído e a eletricidade restabelecida para 100% dos clientes.

O acidente também acabou causando um princípio de incêndio na vegetação seca próximo ao poste. As chamas logo se apagaram e não foi preciso chamar os bombeiros.

Até a primeira quinzena de outubro deste ano o Tocantins tinha registrado 604 acidentes envolvendo postes. O número já era superior a todos os registros de 2020. Imprudência e falta de atenção estão entre as maiores causas dessas batidas.

Em caso de acidente com poste da rede elétrica é fundamental manter a calma e acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Energisa (0800 721 3330).

Quando o veículo oferecer segurança os ocupantes devem aguardar o resgate dentro do carro e jamais tocar ou se aproximar de qualquer cabo de energia. Quem presenciar o acidente também não deve se aproximar devido ao risco de choque.

Sair da versão mobile