Desde que a Carteira de Identidade Nacional (CIN) começou a ser emitida no Tocantins, em janeiro deste ano, mais de 56,7 mil pessoas já solicitaram o serviço e estão com o ‘novo RG’ em mãos.
O documento substitui o Registro Geral (RG) e possui novidades como o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e um QR Code para facilitar a identificação e dar acesso à versão digital do documento de identificação.
O dado é da Secretaria de Segurança Pública (SSP). O novo documento começou a ser emitido no Tocantins no dia 12 de janeiro e até este sábado (4) foram emitidas 56.706 carteiras de identidade no estado.
Como agendar
O CIN está sendo emitido pelos estados obrigatoriamente, mas a população pode definir quando vai fazer a troca. O documento antigo poderá ser usado até 28 de fevereiro de 2032.
Outra mudança importante é que no novo modelo não haverá um número específico valendo apenas o CPF.
Em Palmas, o interessado deve agendar atendimento no Instituto de Identificação pela internet. Nas demais cidades do Estado, pode procurar os núcleos de identificação.
A primeira via do CIN é gratuita. Quem tem o RG atual também não vai pagar pela troca. Para solicitar a primeira via o cidadão deve apresentar duas fotos 3 x 4, documento original e cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento, além do original e cópia do CPF.