Ícone do site Gazeta do Cerrado

Mais de 84% das reclamações apresentadas no Procon Tocantins foram resolvidas, diz órgão

O Tocantins terminou o ano de 2018 entre os 10 estados com maior número de atendimentos ao consumidor. Os dados são do Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec), referente aos Procons estaduais, e foram divulgados nesta sexta-feira,15. Com 40.092 atendimentos, o Procon/TO ocupou o 8º lugar no ranking nacional. É válido destacar que dos estados que compõem a região Norte, o Tocantins é primeiro no número de atendimentos.
As concessionárias de serviços públicos BRK e Energisa foram as mais reclamadas, conforme mostram os atendimentos computados. Os principais problemas dos consumidores são as faturas com variação de consumo, cobrança indevida/abusiva e dano material decorrente da má prestação do serviço, principalmente queima de aparelhos eletroeletrônicos. A BRK ficou em primeiro lugar com 2.785 atendimentos, seguida da Energisa com 2.475. A operadora Claro ficou em terceiro com 2.451, a 14 Brasil Telecom Celular com 2.297, e a Brasil Telecom 2.147.
Resolutividade
Com o índice superior do que é recomendado pela Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil), referente a resolutividade das reclamações, o Procon/TO fechou o ano de 2018 com 84,5% com as demandas resolvidas. De acordo com a Associação, o índice apresentado é de 80%.
O superintendente do Procon estadual, Walter Viana, desatacou que o órgão tem investido na Educação para o Consumo e ainda vem intensificando trabalhar a relação entre consumidor e fornecedor.  “Este trabalho de conscientização e o atendimento têm permitido o crescimento na resolutividade das reclamações. Não estamos medindo esforços para que o consumidor não seja lesado”, destacou Walter Viana.
Outro ponto destacado pelo gestor é a de capacitação na área de defesa do consumidor para os servidores, e a qualidade no atendimento foi um dos motivos para garantir que a consumidora Sebastiana Soares tivesse seu problema resolvido. A consumidora procurou o Procon-TO após um vendedor ir no seu comércio oferecer alguns serviços da operadora de cartão de credito e débito e, mesmo recusando, o cadastro foi efetuado e a mesma teve descontado em sua conta R$ 284,00.
“Meu problema foi resolvido na hora. Tudo foi cancelado e com uma semana o dinheiro foi devolvido. Recebi todas as orientações necessárias e a atendente foi muito paciente comigo, mesmo com pouca instrução não ficou nenhuma dúvida”, contou dona Sebastiana.
Procon Tocantins
O Procon Tocantins possui 11 núcleos regionais de atendimentos em 10 cidades. Sua atuação se dá em casos individuais e coletivos, desde ações preventivas (educativas, informativas e formadoras) e com sanções administrativas (multas), por meio de atendimento pessoal. O Procon atua para atender as demandas dos consumidores e assegurar que seu direitos sejam cumpridos. É função do órgão dar orientações e registrar reclamações, além de intermediar conciliações antecedentes à abertura de procedimentos administrativos.
Semana do Consumidor
Durante a Semana do Consumidor, cujo foco das ações se centralizam no Dia Mundial do Consumidor, dia 15 de março, o Procon Tocantins intensificou as ações com a realização de blitze educativas com distribuição de material informativo, palestras em empresas, comércio e escolas em todo o estado. A projeção é de um aumento de 20% na quantidade de consumidores alcançados pelas ações de Educação para o Consumo.
Este ano, a Semana iniciou ou as atividades na segunda-feira, 11, e termina nesta sexta-feira, 15.
 O Procon já registrou em 2019 até o momento  8.112 atendimentos, sendo 2.813 só de serviços essenciais.
Acompanhe as redes da Gazeta do Cerrado: Ativas 24 horas por dia. 
O objetivo é manter permanentemente os leitores e webespectadores bem informados e capazes de tomar decisões com base no conhecimento do mercado que a Gazeta do Cerrado traz minuto a minuto em suas matérias dinâmicas, em primeira mão e exclusivas.
 Não fique no palpite de terceiros. Confira a análise e as notícias da Gazeta do Cerrado e garanta a sua opinião sólida e bem formada.
Instagram: https://www.instagram.com/gazetadocerrado/
Twitter: (@Gazetadocerrado): https://twitter.com/Gazetadocerrado?s=09
Facebook com as transmissões 🔴 AO VIVO🔴: https://www.facebook.com/gazetadocerrado.com.br  
YouTube com as vídeo reportagens: https://www.youtube.com/c/GazetadoCerrado-TVG
WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/DdY063ahwDvH7s5ufstyPE
Aproveite e siga agora mesmo cada uma de nossas redes, pois cada uma delas possui características próprias e são complementares. Estamos sempre a disposição.
Para denuncias ou coberturas: (63) 983-631-319
Anunciar na Gazeta ou em suas redes sociais (63) 981-159-796
Gazetadocerrado.com.br
Para mentes pensantes
Sair da versão mobile