Ícone do site Gazeta do Cerrado

Mais de dois mil alunos da rede municipal participam de prova da Obmep nesta terça

Mais de um milhão de estudantes se inscreveram em todo o pais - Reprodução Google Imagens

Alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal de Palmas participam nesta terça-feira, 30, da prova do Nível A da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2018). Será um desafio para mais de dois mil estudantes, que pela primeira vez serão avaliados.

A prova é elaborada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem 20 questões objetivas a serem resolvidas em uma hora e 30 minutos. O conteúdo segue os Parâmetros Curriculares Nacionais para alunos de 4º e 5º anos, com questões que privilegiam o raciocínio lógico e a criatividade.

Em busca de bons resultados nesta primeira experiência, a professora da Escola Municipal Henrique Talone, Leila Márcia Moreira Dias, explica que para a preparação, ela desenvolveu um método embasado na Prova Brasil, com solução de exercícios e dinâmicas para aumentar o nível de aprendizagem dos alunos e apresentar bons indicadores para sua escola. “Já iniciamos a preparação para a Olimpíada de 2019, com mais tempo e maior aprofundamento acreditando em bons resultados”, finalizou.

A Obmep é uma realização do Impa e tem como objetivo melhorar a qualidade da educação básica por meio do estímulo do ensino da matemática e competições, identificando jovens talentos para a ciência em geral entre alunos de escolas das redes públicas e privadas. Desde 2005 promove a competição para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. Para esta primeira vez em que a prova é aplicada para o nível A, foram um milhão e meio de alunos inscritos de 20 mil escolas públicas de todo o País.

Sair da versão mobile