Ícone do site Gazeta do Cerrado

Mais de mil tocantinenses foram afetados pelas enchentes; 275 seguem desabrigados

As enchentes já afetaram 1.096 pessoas de várias regiões do Tocantins. Segundo o último levantamento divulgado pela Defesa Civil, 275 moradores continuam desabrigados.

Veja os números atualizados

  • São 275 pessoas desabrigadas, que precisaram sair das suas casas e foram levadas para abrigos públicos;
  • Outros 236 ficaram desalojados e precisaram ir para casa de parentes ou amigos;
  • 1.096 afetados: desalojados, desabrigados, resgatados, retirados ou afetados de alguma outra forma.

 

Há registros de desabrigados em pelo menos seis cidades do Tocantins, a maioria na região norte do estado: Araguanã, Axixá do Tocantins, Itaguatins, São Miguel, Rio dos Bois e Pedro Afonso.

Conforme as informações, há registros de desalojados nas cidades: Araguanã, Axixá do Tocantins, Paranã, Rio dos Bois, Pedro Afonso, Tupirama, Tupiratins, Palmeirante, Bom Jesus, São Sebastião, São Miguel, São Sebastião, Sampaio e Itaguatins.

Publicidade

A situação mais grave é na região do Bico do Papagaio. São Miguel do Tocantins, município que fica às margens do rio Tocantins – na divisa com o Maranhão – tem mais de 400 pessoas afetadas. A cidade já está com os alojamentos lotados de desabrigados.

Por lá, avenidas, casas e estabelecimentos comerciais continuam inundados pelas enchentes do rio Tocantins.

A prefeitura precisou criar um posto médico em uma escola para atender pessoas diagnosticadas com algum tipo de doença por causa do contato com a água que invadiu a cidade.

Em vários pontos do município, é possível ver moradores tentando retirar a água para limpar a casa e salvar o que restou.

Desde o início das enchentes causadas por chuvas constantes, operações de resgate são realizadas no Tocantins. O Exército e Corpo de Bombeiros auxiliam quem precisa de ajuda no interior do Tocantins.

Com as tempestades, os níveis dos rios subiram, alagando estradas e encobrindo praias, cachoeiras e portos utilizados por balsas. Famílias ficaram desabrigadas ou ilhadas, além de casas, plantações e carros que foram submersos.

Duas pessoas morreram em consequência das enchentes no Tocantins. Um morador de Arraias tentou atravessar o rio São Domingos nadando e acabou sendo levado pela correnteza. Em Aragominas um homem encontrou o corpo do pai que morreu ao tentar atravessar córrego durante enchente.

Sair da versão mobile