A Praia das Arnos foi liberada para o banho pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de Palmas. A área estava interditada desde o dia 14 de setembro após uma lama preta aparecer na areia e no lago. Um laudo a pontou que o problema foi causado por esgoto doméstico.
A areia contaminada foi retirada e o mau cheiro desapareceu. “A expectativa é esperar que os clientes voltem para tomar banho, trazer as crianças para tomar banho porque a água agora está 100%”, disse a comerciante Francisca Josefa.
Só que os comerciantes ainda querem saber de onde saiu o esgoto que causou o problema. “Esse problema não é de agora. Ele vem de longos anos, todo ano acontece a mesma coisa. Porém, esse ano foi mais grave”, disse a presidente da associação dos comerciantes, Elizabeth Ferreira.
O diretor de controle ambiental da Fundação Municipal do Meio Ambiente disse que os técnicos ainda estão investigando a origem do esgoto. “A gente ainda não tem a resposta. Isso se constrói com evidências que a gente que a gente está colhendo, mas não tem uma previsão de quando podemos dar uma resposta”, afirmou Adriano Silva.
Nesta quinta-feira (18), uma equipe de garis fez o recolhimento das plantas aquáticas que se acumulavam na margem do lago.
Fonte: G1 Tocantins