Maju Cotrim
No Tocantins os políticos com mandato têm cada vez mais apostado nas redes sociais com destaque para o Instagram. Maioria com profissionais pagos pelos seus gabinetes e outros até com consultorias de redes.
Desde a campanha do ano passado o comportamento digital dos políticos tocantinenses vem mudando. Alguns apostam mais nas ações do mandato, outros se arriscam em trends ou performances para tentar vitalizar.
Alguns tem exagerado na quantidade e até qualidade dos conteúdos na ânsia muitas vezes
Por números. Outros mais maduros tentam mostrar recortes do dia a dia e reforçar suas imagens políticas com estratégicas. Embora todos tenham a rede, alguns ainda apostam no bom e tradicional corpo a corpo político nos municípios e não prioritariamente em postar quase tudo.
Os políticos tocantinenses precisam ter cuidado com os excessos na personalização de atos públicos, por exemplo, além de lembrar que política virtual é uma coisa e continua sendo nas bases reais onde as coisas acontecem e suas reputações e imagens devem ecoar. Independente de quem usa mais ou menos o Tocantins tem abismos tecnológicos em regiões mais distantes onde ainda não há internet e não dá para concentrar apenas no Instagram o reflexo de suas atuações políticas.
Não basta viralizar de qualquer jeito: a conexão baseada nos propósitos e trabalho político não acontece se forem criados “personagens” de si mesmos.
O mais seguido
O governador Wanderlei Barbosa se consagrou atualmente como o político com mandato mais seguido e com maior engajamento na rede. Com 90,7 mil seguidores ele conseguiu fazer da sua rede um espaço onde se conecta com seus aliados e também com a população.
Ele chegou a ter mais de 12 mil curtidas num post onde falou do seu estado de saúde após um procedimento realizado na perna. Foram quase 1,7 mil comentários no post. Na rede, o próprio governador faz questão de postar numa linguagem simples.
Chega a ter mais de 200 mil visualizações em vídeos nos quais aparece com o cantor e influencer Evoney e em conteúdos de assuntos de governo chega a 90 mil visualizações.
Wanderlei Barbosa gosta do contato com o povo e usa as redes para dar retorno e responder quando é provocado sobre algum problema do Estado.
Pesquisa de opinião pública divulgada pelo Republicanos apontou o governador Wanderlei como o gestor estadual mais bem avaliado do país. Segundo a pesquisa, Wanderlei Barbosa alcança 87% de aprovação. A pesquisa foi realiza pelo instituto Veritá, que avaliou os governadores dos 26 estados e do Distrito Federal.
5 maiores cidades
A prefeita de capital, Cinthia Ribeiro também aposta muito no Instagram e se aproxima dos 70 mil seguidores. Ela usa o espaço mais para vídeos e assuntos institucionais mostrando ás vezes registros do filho Vitório, conteúdo que atrai muito as pessoas. Cinthia, por vezes, usa a rede para fazer anúncios da prefeitura em
Primeira mão.
De Araguaína Wagner Rodrigues tem 17,6 mil seguidores, de Gurupi a prefeita Josi 19,5 mil, de Porto Ronivon com 9 mil e de Paraíso Celso Morais com 21,1 mil.
Senadores
Dentre os senadores tocantinenses a audiência no Instagram também vem crescendo. Professora Dorinha tem 43,8 mil seguidores, Eduardo Gomes 20,9 mil com conteúdo mais voltado aos benefícios gerados para os municípios e Irajá tem 37,1 mil seguidores na plataforma.
Federais
Carlos Gaguim tem 64 mil pessoas que o seguem no Instagram, Vicentinho Junior 24 mil, Ricardo Ayres tem 15,8 mil seguidores, Eli Borges 15,2 mil, Antônio Andrade 14,1 mil, Alexandre Guimarães 13,2 mil, Felipe Martins com 9,8 mil e Lázaro Botelho com cerca de 2,9 mil seguidores.
Estaduais
Dentre os estaduais Janad Valcari e a mais seguida com 43,9 mil seguido por Junior Geo com 42,6 mil e Leo Barbosa com 32,9 mil. Vanda Monteiro, Jorge Frederico e Fabion vem em seguida.
O presidente da Casa, Amelio Cayres tem 11 mil seguidores.
Veja os números de seguidores dos demais deputados:
Jair Farias (União): 11,9 mil
Jorge Frederico (Republicanos):21,4 mil
Nilton Franco (Republicanos): 15,1 mil
Cleiton Cardoso (Republicanos): 7,6 mil
Vilmar (Solidariedade): 5,5 mil
Olyntho Neto (Republicanos):16 mil
Fabion Gomes (PL): 21,1 mil
Vanda Monteiro (União): 23,4 mil
Valdemar Junior (Republicanos): 5,6 mil
Ivory de Lira (PC do B): 5,3
Mil
Luciano Oliveira (PSD): 5,5 mil
Eduardo do Dertins (Cidadania):3,5 mil
Eduardo Fortes (PSD): 17,5 mil
Eduardo Mantoan (PSDB): 11,2 mil
Marcus Marcelo (PL): 12,7 mil
Claudia Lelis (PV): 18,7 mil
Moisemar Marinho (PSB): 7,8 mil
Wiston Gomes (PSD): 4,6 mil
Gutierres Torquato (PDT): 19,7 mil
Gipão (PL):5,7 mil