Ícone do site Gazeta do Cerrado

MAJU COTRIM: Em fase inicial, pré-campanhas tentam encontrar identificação e sentimento popular em Palmas

Maju Cotrim

Palmas – Foto: Lia Mara/Prefeitura de Palmas

Novembro chegou e com ele a intensificação das movimentações pré eleições em Palmas, maior colégio eleitoral. Com nomes de perfis muito diversos, o cenário do momento requer observação no que cada um se propõe a mostrar nesta etapa.

As estratégias são diferentes. Há nomes que já aceleraram tanto que precisam inclusive se ater para não antecipar tantos conteúdos que seriam mais adequados na época de fato eleitoral. Nas mais cada um dos principais nomes tem pesquisas que os mostram em situações favoráveis ou de crescimento.

Nas redes, um recorte do que cada um deles tenta fazer para atrair os eleitores que ainda nem estão ligados em 2024. Os próximos meses é de firmar os nomes e fortalecer de fato as pretensões é isso inclui conseguir ir além dos “clichês”.

Publicidade

A pré candidata Janad Valcari do PL continua na linha crítica de pontos da cidade e entrou na mira nos últimos dias dos adversários. Ela diversificou o conteúdo e continua tendo como foco pontos da atual gestão.

O ex prefeito Eduardo Siqueira Campos está gastando sola de sapato andando pela cidade, gravando na região sul e defendendo seu peixe com base na primeira gestão que fez e na experiência política. Carlos Amastha segue a linha também de relembrar aspectos da sua gestão e também aposta nas críticas. O ex gestor começou a mobilizar as redes mais estrategicamente.

Junior Geo, que ainda busca um partido, ainda não pautou nas suas redes a disputa pré eleitoral e mantém os conteúdos sobre seu mandato e ações. Ele porém tem tido conversas políticas.

A deputada Vanda Monteiro fortaleceu claramente ainda mais sua presença na região sul estando em eventos no local onde construiu sua história. Ricardo Ayres do Republicanos sempre que indagado sobre a disputa expõe sua visão mas ainda mantém o foco no seu mandato de federal sem muitas movimentações. Caso também do secretário Jairo Mariano que está pronto para calçar as chuteiras se for convocado pela base do governo.

Pela federação está colocado o nome da jornalista Roberta Tum, presidente do PCdoB na capital.

Na capital, governo e prefeitura ainda não sinalizaram quem devem apoiar de fato na disputa e mantém a intenção de estarem no mesmo palanque. Mas quem será esse nome? E quando isso será definido? Essa definição ao tudo que indica não sairá por agora! O desempenho dos pre Candidatos contará muito.

O momento tem maioria de burburinhos e “disse que me disse” do que de fatos concretos. A pré campanha segue buscando encontrar a identificação, envolvimento popular e requer conhecimento real de Palmas tanto para as críticas como para os questionamentos. A capital chegou num ponto que demonstra não aceitar mais visões estereotipadas sobre os desafios e que anseia sim por um gestor ou gestora que comprove a capacidade administrativa com viés humano e inclusivo.

Independente das diferentes estratégias neste momento ainda inicial de pré campanha o desafio maior ainda é: encontrar o sentimento popular que é claro não está somente nas redes sociais em meio a curtidas e seguidores mas principalmente nas ruas e no contato com as pessoas!

O palmense observa atento e aparenta não querer ser subestimado!  O cenário vai se desenvolvendo com novos fatores que podem entrar em cena e por enquanto a palavra de ordem é: estratégia! Está aberta a temporada de conquista ao eleitor.

Sair da versão mobile