Um grupo de dezenas de manifestantes fechou os acessos da Ponte de Porto Nacional na manhã deste sábado, 4. Com faixas e cartazes os moradores pediram a construção da nova ponte que ainda não tem previsão em razão dos trâmites burocráticos.
A atual ponte, construída há cerca de 20 anos, está condenada, com rachaduras e muito danificada.
O governo federal aprovou esta semana a contratação da operação de crédito externo no Banco UniCredit S.p.A. Italy para o Governo do Tocantins no valor de € 35.153.899,83, com contrapartida de € 6.203.629,38. A verba será para a construção de nova ponte sobre o Rio Tocantins na Rodovia TO-255 em Porto Nacional. Agora, o governo federal, por meio da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), inicia a fase de negociação dos juros e outras particularidades do contrato do empréstimo.
Enquanto isso, a Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) continua monitorando o tráfego e fazendo o controle de peso na ponte para minimizar o impacto sobre a estrutura.
A empresa Laboratório de Sistemas de Estruturas Ltda (LSE) estará emitindo laudo sobre a situação da estrutura nos próximos 30 dias. Dentre os serviços contratados, já foi feita a primeira vistoria na parte emersa da ponte. E, na quinta-feira, 9, a empresa realizará a segunda vistoria, desta vez, na parte submersa para verificação da estrutura das pilastras.
A antiga ponte tem apenas 900 metros e está impossibilitada de receber o trafego de caminhões de cargas. Desde então, somente veículos com até 30 toneladas de peso podem passar pelo local. A ponte liga o tráfego da TO-050 ao trevo da TO-255 com a TO-070 até a BR-153. Ela foi construída entre os anos de 1976 e 1979. Já a nova ponte terá 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 de vão e 400 de aterro.