Ícone do site Gazeta do Cerrado

Marcha dos Municípios: Presidente da ATM e prefeitos avaliam evento e esperam avanços

Divulgação: ASCOM ATM

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Talismã, Diogo Borges, bem como prefeitos do Tocantins, trazem relatos de suas participações na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, realizada de 20 a 23 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília (DF). Organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), a marcha é considerada pelos municipalistas o maior evento em defesa do ente local em toda a América Latina.

Diogo Borges disse que a Marcha é um patrimônio do Movimento Municipalista Brasileiro, um ato que reúne representatividade, debates, capacitações, troca de experiências e boas práticas entre gestores e representantes dos Poderes da República. “Tá no calendário nacional do Brasil, tendo a presença de representantes das esferas de governança, seja do executivo, legislativo e judiciário. A presença do presidente da República, dos presidentes da Câmara e do Senado, de ministros do Judiciário e ministros de Estado, reforçam o peso desse encontro e a sua importância na construção de um país mais justo e igualitário”, destaca Diogo Borges.

Para o prefeito de Paraíso do Tocantins, Celso Morais, a Marcha contribui com o aperfeiçoamento das gestões e para a elaboração e execução de políticas públicas. “Esta é a quarta edição da Marcha que nós participamos, e em cada evento as pautas são relevantes e conectadas com a realidade dos Municípios, independente do porte de cada um. Aprendemos, compartilhamos e trocamos experiências com gestores de todo o Brasil, e com isso aperfeiçoamos nossa gestão. CNM está de parabéns pela organização, e a ATM pela mobilização dos gestores do Tocantins”, disse.

Da região do Bico do Papagaio, o prefeito de Axixá do Tocantins, Auri-Wulange, relata a importância das entidades estaduais na construção do Municipalismo, com destaque para a ATM. “Temas importantes foram debatidos, experiências novas foram compartilhadas, na Marcha dos prefeitos à Brasília. Tudo para construir um Municipalismo cada vez mais forte. Parabenizo o presidente da ATM, Diogo Borges, que conduz com maestria a nossa instituição, e com isso, não ganha apenas o respeito dos gestores do Tocantins, mas de todos os prefeitos do Brasil. E assim juntos vamos construindo uma sociedade cada vez mais justa e igualitária”, defende.

Por fim, o prefeito de Peixe, Cezinha, destacou que a garantia de permanência temporária da alíquota de 8% do INSS patronal das prefeituras já traz alívio aos gestores nesse último ano de mandato. “Essa concentração de vários prefeitos do Brasil inteiro em torno de pautas em comum, de matérias que chegam até o presidente da república, os líderes do Congresso Nacional, dos ministros, enfim, de quem tem poder para solucionar essas distorções na federação brasileira. Destaco nossa luta em torno da desoneração da folha do INSS Patronal das prefeituras, ou seja, reduzir nossa contribuição previdenciária para que possamos ter mais recursos para políticas públicas. Saímos de certa forma com a garantia que a desoneração vai permanecer com a alíquota de 8% nesse ano.”

A XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios se encerra nesta quinta-feira, 23, com a leitura da carta que será endereçada aos poderes constituintes da República. 

Sair da versão mobile