*Por: Diego Silva
À medida que a COVID-19 se espalhou pelo mundo, as pessoas em todos os lugares aprenderam a lidar com uma nova maneira de viver. Com as restrições, os varejistas tradicionais tiveram uma queda enorme nas vendas, os pedidos para ficar em casa praticamente paralisaram o mercado e muitas empresas infelizmente fecharam as portas.
As empresas mais bem posicionadas conseguiram sobreviver nesse ambiente são aquelas que, antes da pandemia, já estavam acompanhando a transformação digital do marketing. No entanto, ter um site funcional e presença de comércio eletrônico é apenas metade da batalha. Tão importante é a capacidade de levar os clientes a essas páginas de produtos.
O papel crescente do marketing digital
À medida que mais empresas entram no mercado online, a competição por tráfego se torna ainda maior. Contra potências como Amazon e Walmart, marcas menores enfrentam o desafio de serem encontradas por compradores online.
Por esse motivo, o marketing digital é fundamental para construir o reconhecimento da marca e aumentar o tráfego para sites de negócios.
Uma estratégia abrangente de marketing digital começa com a criação de um site otimizado para busca e inclui uma presença ativa na mídia social. Enquanto muitas pequenas empresas se concentram em esforços de marketing orgânico, como mídia social e alcance tradicional, a mídia paga está se tornando mais importante na luta pela atenção do cliente online. Isso inclui anúncios de mídia social e campanhas de pagamento por clique (PPC) e se enquadra no termo marketing de mecanismo de pesquisa (SEM).
Desenvolva o conhecimento da marca
Ter um produto ou serviço estelar é fundamental, mas sem o reconhecimento da marca, você pode facilmente perder vendas para concorrentes mais estabelecidos. Os consumidores compram de marcas em que confiam, portanto, construir essa confiança por meio de campanhas de conscientização e depoimentos pode ajudar a estabelecer uma reputação sólida. Concentre-se mais em impressões e visualizações em vez de cliques e conversões (embora o último seja certamente bem-vindo). Os estágios iniciais de marketing são todos sobre como apresentar seu produto ou serviço ao maior número de pessoas possível, então não se deixe levar pela falta de vendas ainda.
Otimize para local
Se você fornece um produto ou serviço em uma região geográfica específica (por exemplo, paisagistas, floristas, encanadores etc.), certifique-se de segmentar essas áreas para alcançar as pessoas próximas. Além de criar conteúdo informativo em seu site, considere o Google Ads que tem como alvo palavras-chave e públicos-alvo localizados.
Crie conteúdo útil
Ninguém quer ser apresentado ou vendido, mas a maioria das pessoas acessa o Google para obter respostas às perguntas. Em vez de criar um site que se parece mais com um catálogo, crie uma base de conhecimento onde as pessoas possam encontrar as informações que procuram. Torne-se uma autoridade em seu nicho, mantendo um boletim informativo ou blog regular para compartilhar informações e estabelecer sua marca como um recurso confiável. Se você criar um conteúdo de alta classificação nos resultados do mecanismo de pesquisa, estará levando mais pessoas diretamente ao seu site, que poderão clicar antes de fazer uma compra ou entrar em contato com você. Quanto mais tempo um visitante está envolvido com seu site, melhores são as chances de fechar um negócio quando ele estiver pronto para comprar.
Social
Construir uma presença robusta nas mídias sociais é um componente importante do marketing digital. Você não precisa estar presente em todas as plataformas, mas saber quais redes fazem mais sentido para sua marca. Identifique onde seu público-alvo é mais ativo. Além de postar atualizações regularmente, interaja com pessoas e contas relevantes para trabalhar na criação de uma comunidade (em vez de apenas tentar angariar seguidores). Depois de construir uma base sólida, você pode começar a experimentar postagens promovidas e publicidade em mídia social.
Levando o marketing digital ao próximo nível
O marketing digital está rapidamente se tornando uma habilidade obrigatória que os empregadores procuram. E não é de admirar, à medida que o mercado muda, a atração para os negócios online torna imperativo que as empresas dominem o marketing e a publicidade digital. Aqueles que não o fizerem serão deixados para trás, especialmente em tempos como a pandemia do coronavírus.
A publicidade requer um orçamento considerável para testar diferentes opções para ver o que funciona e o que não funciona. Embora as taxas e a competição por palavras-chave estejam baixas devido ao fluxo econômico, o mesmo ocorre com os orçamentos de muitas empresas. Por esse motivo, é uma boa ideia aprimorar as táticas de marketing digital para construir uma base para o sucesso, tanto como candidato a um emprego de marketing quanto como proprietário de uma empresa.
Estratégias direcionamos a segmentação no mercado
Pense em como vender meus produtos pela internet. No marketing digital, existem diferentes tipos de público, ou seja, seria quase impossível ter sucesso nas vendas sem alcançar os clientes mais interessados na compra de determinado produto, não é mesmo?
Assim sendo, as estratégias de marketing na internet permitem o melhor direcionamento de estratégias, a fim de obter resultados excelentes.
A SendPulse possui serviço de direcionamento especializado que pode contribuir para a sua campanha de marketing digital. É possível criar os segmentos de acordo com as interações dos usuários nas campanhas de e-mails anteriores, por exemplo:
- Analisar a ação do inscrito, se visualizaram o e-mail, mas não clicaram no link, e afins;
- Realizar o agrupamento por classificação, com base no total de cliques nas campanhas de e-mail;
- Dividir as estatísticas dos inscritos através dos cliques nas campanhas em determinado período;
- Certamente, as suas campanhas terão melhor direcionamento e vai obter a potencialização dos resultados.
Estabelece o relacionamento com o público
Sem dúvida, marketing digital é de suma importância. Isso porque ele tem a capacidade de gerar estratégias infalíveis para captação do público e estabelecer o relacionamento com o cliente no mundo virtual.
Com conteúdo relevantes e publicações constantes nas redes sociais, site, ou blog, a indústria conquista a interação do cliente e aumenta a probabilidade de fidelização.
Além do mais, são canais de fácil acesso e que otimizam o tempo do público no momento que necessita sanar dúvidas ou obter informações de determinado produto, como preços, utilidades, vantagens, para concretizar a compra online.
Então, agora que você já sabe da importância do marketing digital para seguir com sucesso na pandemia, vale implementar essas dicas no seu negócio? Gostou do artigo? Compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!
*Diego Silva é CEO da SendPulse na América Latina.