Ícone do site Gazeta do Cerrado

“Martírio” estreia no Cine Cultura, nesta quinta-feira, 13

O premiado “Martírio”, dirigido por Vincent Carelli, que retrata a grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá estreia nesta quinta-feira, 13, às 9 horas, no Cine Cultura com uma sessão especial que contará com debate e participação de representantes da Funai Tocantins, Coordenação Regional Araguaia Tocantins, Conselho Estadual de Educação Indígena e de indígenas de várias etnias.

A sessão especial é uma promoção da Vitrine Petrobrás, em parceria com a Fundação Cultural de Palmas e acontecerá, simultaneamente, em mais de 20 cidades brasileiras.

 

“Martírio” recebeu o Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular e Prêmio Especial do Júri Oficial no Festival de Brasília. Foi vencedor do Prêmio de Melhor Documentário na 40ª Mostra de Cinema de São Paulo e de Melhor Filme Latino-Americano no Festival de Mar Del Plata.

 

Sinopse

 

A grande marcha de retomada dos territórios sagrados Guarani Kaiowá, através das filmagens de Vincent Carelli, registrou o nascedouro do movimento na década de 1980. Vinte anos mais tarde, tomado pelos relatos de sucessivos massacres, Carelli busca as origens deste genocídio, um conflito de forças desproporcionais: a insurgência pacífica e obstinada dos despossuídos Guarani Kaiowá frente ao poderoso aparato do agronegócio.

 

Sessão Vitrine

 

O projeto realiza a distribuição coletiva de filmes brasileiros, incluindo coproduções internacionais, exibindo um recorte da produção audiovisual contemporânea. Tem o intuito de levar ao público um cinema de qualidade, original, que retrata a cultura do país e que se destaca nos principais festivais brasileiros e internacionais. A Sessão Vitrine fomenta uma relação entre o espectador e o evento de ir ao cinema, através de lançamentos e sessões com debates, investindo na formação de novas plateias e fortalecendo o circuito audiovisual como um todo.

 

Serviço:

Martírio, Vincent Carelli em co-direção com Ernesto de Carvalho e Tita.

Documentário| Brasil|2016| 160’

Classificação: 12 anos

Ingresso: R$ 5,00

O Filme continua em exibição no Cine Cultura, nos dias 14 e 15, às 18h20, na Sessão Vitrine Petrobras.

Sair da versão mobile