Lucas Eurilio/Repórter Gazeta do Cerrado
A secretária Patrícia Araújo Bezerra, de 31 anos, passou por um momento constrangedor enquanto fazia um serviço dentro de empresa da capital. Ela contou à Gazeta que sofreu racismo de uma cliente da Vision Laser, na quadra 504 Sul, em Palmas.
A empresa é especializada em atendimento oftalmológico. Patrícia contou que tudo começou com um comentário sobre uma participante do BBB que ganhou a edição do programa este ano.
“Tudo teve início quando entrei no local. Uma senhora e a amiga dela que estavam lá, disseram que não concordavam com a “neguinha” Gleici ter ganhado o Big Brother Brasil. Eu deixei de lado no momento e não me importei”.
Patrícia afirmou que estava conversando com um funcionário do local quando foi surpreendida com um comentário racista feito pela senhora. Segundo a secretária, a amiga da paciente não disse nada, somente a acompanhou.
“Me chamou de “essa outra nega nojenta” aí da frente. Vamos sair daqui que o local está contaminado e foram um pouco para trás, porque queriam se afastar de mim porque sou negra”.
No momento em que o comentário foi feito, a secretária pediu o contato e o nome da senhora para que pudesse registrar o boletim de ocorrência na delegacia.
“Fiz o boletim de ocorrência, dei o nome da pessoa, mas depois de tudo, o funcionário que estava ao meu lado quando aconteceu o ato de racismo, disse que iria me ajudar, mas depois desistiu”.
Patrícia finalizou dizendo que não quer bens materiais de ninguém, mas é preciso que as pessoas tenham consciência de que se forem racistas, vão ter que pagar pelos seus atos na Justiça.
“Estou muito triste com essa situação, eu sou negra, minha filha também é, sabemos que isso pode não dar em nada. Não quero dinheiro, bens materiais, só não quero que outras pessoas passem pela mesma situação que passei”.
A Gazeta do Cerrado entrou em contato com a Vision Laser por telefone e por e-mail, eles enviaram uma nota dizendo que são totalmente contra todos os tipos de preconceitos e repudiam o incidente.
NOTA DE ESCLARECIMENTO E REPÚDIO!
A respeito de recente ato de racismo denunciado em mídias sociais e veículos locais de comunicação, entre uma paciente no local e uma colaboradora de outra clínica oftalmológica que estava em nossas dependências, emitimos nosso REPÚDIO à qualquer tipo de preconceito, seja racial, social, de gênero, ou qualquer que seja o mesmo.
Reiteramos que o comportamento ético, honesto, técnico e extremamente respeitoso de todo corpo de trabalho da empresa sempre visando o bem estar dos nossos pacientes e colaboradores é uma marca VISIONLASER, o que nos possibilita realizar o tratamento de milhares de pacientes com bastante satisfação e manter um excelente ambiente de trabalho para todos, os quais representam aqui dentro uma grande diversidade, inclusive à racial.
Reiteramos o nosso extremo respeito a todas a pessoas e raças e lamentamos o ocorrido. Nos colocamos à disposição, tanto a gestão da empresa quanto imagens eventuais gravadas durante o ato, a fim de que possamos contribuir para quaisquer elucidações.
Atenciosamente, a direção.