Lucas Eurilio – Gazeta do Cerrado
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC) divulgou esta semana, o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos Avaliados das Instituições (IGC) de 2018.
Os números são o resultado do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). No ranking de melhores colocadas com maior Índice Geral de Cursos Avaliados (ICG) estão:
Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) – 2,97;
Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) – 2,96;
Faculdade Católica do Tocantins – 2,83;
Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins – 2,64;
Faculdade de Palmas (Fapal) – 2,61;
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) – 2,50;
Faculdade de Ciências do Tocantins – 2,15;
Faculdade de Colinas do Tocantins – 1,84;
Faculdade de Guaraí – 1,84.
Já as notas do Conceito Preliminar do Curso (CPC) das instituições ficou da seguinte forma:
Direito – Fundação Universidade Federal do Tocantins – Palmas – 4;
Jornalismo – Fundação Universidade Federal do Tocantins – 4;
Administração – Fundação Universidade Federal do Tocantins – 4;
Administração – Faculdade Católica do Tocantins – 4;
Direito – Faculdade Católica do Tocantins – 4;
Logística Araguaína- Fundação Universidade Federal do Tocantins – 4;
Ciências Contábeis – Faculdade Católica do Tocantins – 3;
Ciências Econômicas – Fundação Universidade Federal do Tocantins – 3;
Direito – Faculdade de Ciências Jurídicas de Paraíso do Tocantins – 3;
Serviço Social Miracema – Fundação Universidade Federal do Tocantins – 3;
Administração – Faculdade de Ciências do Tocantins – 3;
Gestão Pública – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – 3;
Administração – Faculdade de Guaraí – 3;
Direito – Faculdade de Guaraí – 3;
Logística – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – 3;
Serviço Social Palmas – Unitins – 3;
Direito Palmas – Unitins – 3;
Administração – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – 3;
Administração Pública – Fundação Universidade Federal do Tocantins – 3;
Administração – Unitins – Dianópolis – 3;
Ciências Contábeis – Unitins – Dianópolis – 3;
Ciências Contábeis – Unitins Augustinópolis – 3;
Direito Unitins Augustínópolis – 3;
Direito – Faculdade de Colinas do Tocantins – 2;
Ciências Contábeis – Fundação Universidade Federal do Tocantins – Palmas – 2;
Administração – Faculdade de Educação, Ciência e Letras de Paraíso – 2;
Ciências Contábeis – Faculdade de Educação, Ciência e Letras de Paraíso – 2;
Psicologia – Faculdade de Colinas do Tocantins – 2;
Administração Pública – Unitins – 2;
Direito – Unitins Dianópolis -2;
O que é Índice Geral de Cursos Avaliados
O instrumento é construído com base numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição. Assim, sintetiza num único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, imediatamente após a divulgação dos resultados do Enade.
O IGC é calculado anualmente e leva em conta aspectos como a média dos CPCs do último triênio; média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Capes na última avaliação trienal disponível; distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino, graduação ou pós-graduação stricto sensu.
Conceito Preliminar de Curso
O Conceito Preliminar de Curso (CPC) vai de 1 a 5 e, como o próprio nome diz, é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. Para que os valores se consolidem, e representem efetivamente o que se espera de um curso em termos de qualidade e excelência, comissões de avaliadores farão visitas in loco para corroborar ou alterar o conceito obtido preliminarmente.
O CPC será divulgado anualmente, junto com os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o Enade. Operacionalmente, cursos que obtiverem CPC 1 e 2 serão automaticamente incluídos no cronograma de visitas dos avaliadores do Inep. Os demais casos, ou seja, cursos com conceito igual ou maior que 3, podem optar por não receber a visita dos avaliadores e, assim, transformar o CPC em conceito permanente.
Consolidado o processo de avaliação conduzido pelo Inep, cursos com conceito 3 serão aqueles que atendem plenamente aos critérios de qualidade para funcionarem. Da mesma forma, cursos com conceito 5 serão cursos de excelência, devendo ser vistos como referência pelos demais. O conceito permanente servirá como referência para subsidiar o processo de regulação dos cursos de graduação no país.
O referido conceito é composto por diferentes variáveis, que traduzem resultados da avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. As variáveis utilizadas em sua composição foram retiradas do Enade, incluindo o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o questionário socioeconômico – e do Cadastro de Docentes 2007.